Em 2022, a Seleção Camaronesa disputará sua oitava Copa do Mundo. Antes, participou das edições de 1982, 1990, 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014, eliminada ainda na primeira fase em seis e avançou ao mata-mata apenas uma vez. Em 90, na Itália, Camarões chegou às oitavas de final, na sua melhor campanha histórica.
Na ocasião, a seleção do craque Roger Milla foi eliminada para a Inglaterra na prorrogação. Anteriormente, havia ficado na 1ª posição no Grupo B, com quatro pontos, superando Romênia (três pontos), Argentina (três pontos) e União Soviética (dois pontos). Na última participação, em 14, no Brasil, os camaroneses fizeram uma péssima campanha.
Não apenas caíram na fase de grupos como também ficaram na última colocação do Grupo A, com nenhum ponto, um gol marcado e nove sofridos, saldo negativo de oito. O anfitrião (sete pontos), México (sete pontos) e Croácia (três pontos) completaram a chave. A missão de mudar essa última má impressão está nas mãos do ex-zagueiro Rigobert Song, uma lenda do futebol do país, que assumiu o cargo em março deste ano.
O antecessor era Toni Conceição, que esteve à frente dos “Leões Indomáveis” em setembro de 2019 após uma rápida e péssima passagem de Clarence Seedorf. O holandês havia sido contratado em agosto de 2018 e saiu em julho do ano seguinte. Já o português, obteve mais sucesso e seguiu até o ano do Mundial, mas foi demitido de forma polêmica pelo Governo Camaronês. A efeito de curiosidade, o presidente da Confederação Camaronesa é a lenda Samuel Eto’o.
Portanto, a seleção africana teve três técnicos no ciclo de Copa do Mundo. Nos últimos quatro anos, Camarões jogou competições continentais, a começar pela Copa Africana das Nações de 2019, disputada no Egito. Na oportunidade, ficou em 2º no Grupo F, com cinco pontos, empatado com a líder Gana, mas superado no critério de gols feitos (quatro contra dois). Benin (três pontos) e Guiné-Bissau (um ponto) completaram a chave.
Entretanto, a Seleção Camaronesa foi eliminada ainda nas oitavas de final, superada pela Nigéria (3 a 2). A edição seguinte, de 2021, foi realizada em 2022 para evitar que coincidisse com a Copa América e a Eurocopa, adiadas por causa da pandemia de Covid-19. Os “Leões Indomáveis” foram os anfitriões e realizaram uma boa campanha. Inicialmente, lideraram o Grupo A com sete pontos, seguidos por Burkina Faso (quatro pontos), Cabo Verde (quatro pontos) e Etiópia (um ponto).
No mata-mata, a Seleção Camaronesa superou Comores (2 a 1), nas oitavas de final, Gâmbia (2 a 0), nas quartas de final, não passou do Egito na semifinal, com uma derrota nos pênaltis (3 a 1) após empate no tempo normal (0 a 0). Na disputa do 3º lugar, novamente contra Burkina Faso, foi a vez de Camarões levar a melhor nas penalidades (5 a 3), isso depois de um empate movimentado nos 90 minutos (3 a 3).
Quanto as Eliminatórias Africanas, Camarões entrou na fase de grupos e protagonizou uma ótima campanha. Precisamente, alcançou a 1ª posição da Chave D, com 15 pontos, superando Costa do Marfim (13 pontos), Moçambique (quatro pontos) e Malaui (três pontos). Na campanha, somou cinco vitórias, nenhum empate e uma derrota em seis rodadas, aproveitamento de 83%, com 12 gols marcados e três sofridos, saldo positivo de nove.
Na fase final, os “Leões Indomáveis” garantiram a vaga no Catar superando a Argélia. No jogo de ida, em casa, os camaroneses perderam (1 a 0), mas venceram na volta (2 a 1), e se classificaram pelo critério de gol fora de casa. Camarões venceu no tempo normal com Choupo-Moting balançando as redes, os argelinos chegaram a empatar na prorrogação com Gassama, mas a visitante anotou o gol da vaga no último lance do jogo com Toko Ekambi (2 a 1). A seleção africana está no Grupo H da Copa do Mundo 2022, ao lado de Brasil, Sérvia e Suíça.
Elenco da Seleção Camaronesa de 2022
Goleiros
- André Onana
- Simon Ngapandouetnbu
- Devis Epassy
Laterais direitos
- Collins Fai
- Olivier Mbaizo
Zagueiros
- Jean-Charles Castelletto
- Nicolas N’Koulou
- Christopher Wooh
- Jérôme Onguéné
Laterais esquerdos
- Nouhou Tolo
- Enzo Ebosse
Volantes
- Zambo Anguissa
- Samuel Gouet
- Gaël Ondoua
- Martin Hongla
Meias
- Olivier Ntcham
- Pierre Kunde
Atacantes
- Choupo-Moting
- Georges-Kevin N’Koudou
- Toko Ekambi
- Souaibou Marou
- Vincent Aboubakar
- Moumi Ngamaleu
- Bryan Mbeumo
- Jean-Pierre Nsame
- Christian Bassogog
Técnico
- Rigobert Song