Em 2022, a Seleção Portuguesa disputará sua oitava Copa do Mundo, com boas expectativas devido ao número de craques no elenco, e o destaque vai para a lenda Cristiano Ronaldo, que aos 37 anos deve jogar seu último Mundial. Portugal esteve nas edições de 1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.
A melhor campanha lusitana aconteceu justamente na 1ª participação, em 66, na Inglaterra. Com o craque Eusébio em grande fase, com nove gols, os portugueses alcançaram a 3ª colocação, feito nunca mais repetido. O mais próximo disso foi o 4º lugar na Copa de 2006, na Alemanha, com Luís Figo, Cristiano Ronaldo e companhia.
Curiosamente, nas duas ocasiões, os europeus foram treinados por brasileiros, casos de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari. Na última edição, os lusos foram eliminados nas oitavas de final para o Uruguai (2 a 1). Anteriormente, haviam ficado em 2º no Grupo B, com cinco pontos, mesma pontuação da líder Espanha, mas atrás no número de gols marcados (seis contra cinco). Depois vinham Irã (quatro pontos) e Marrocos (um ponto).
Nesse ciclo de quatro anos até o Catar, a Seleção de Quinas segue comandada por Fernando Santos, no cargo desde 2014, ou seja, oito anos. Com o técnico, Portugal conquistou sua primeira Eurocopa na história, em 2016, e o segundo título europeu se encaixa com a preparação para a Copa do Mundo. Trata-se da Nations League, a Liga das Nações 2018/2019.
Era a primeira edição do torneio. Inicialmente, Portugal ocupou a 1ª posição do Grupo 3, com oito pontos, superando Itália (cinco pontos) e Polônia (dois pontos). Na semifinal, os portugueses venceram a Suíça (3 a 1) e, na decisão, passaram pela Holanda (1 a 0), garantindo o título. Na edição seguinte, 2020/2021, entretanto, não tiveram o mesmo sucesso.
Precisamente, os lusitanos não passaram da fase de grupos. Na Chave 3, ficaram na 2ª colocação, com 13 pontos, atrás da França (16 pontos) e à frente de Croácia (três pontos) e Suécia (três pontos). Os franceses, inclusive, viriam a ser campeões posteriormente, e os suecos foram rebaixados à Liga B. Na edição em andamento, 2022/2023, a Seleção Portuguesa voltou a ficar pelo caminho.
No Grupo 2, ficaram em 2º com 10 pontos, atrás da Espanha (11 pontos), e à frente de Suíça (nove pontos) e República Tcheca (quatro pontos), que foi rebaixada. Na Eurocopa 2020, disputada em 2021 por causa da pandemia de Covid-19, a Seleção de Quinas fez uma campanha mediana. Para começar, se classificou na 3ª colocação da Chave F, com quatro pontos, atrás de França (cinco pontos) e Alemanha (quatro pontos), e superando a Hungria (dois pontos).
Chegando nas oitavas de final, Portugal foi eliminado pela Bélgica (1 a 0). Nas Eliminatórias Europeias, a Seleção Portuguesa ficou em 2º no Grupo A, com 17 pontos, atrás da Sérvia (20 pontos), e à frente de Irlanda (nove pontos), Luxemburgo (nove pontos) e Azerbaijão (um ponto. Com isso, os lusitanos foram para a repescagem, e se garantiram na Copa do Mundo superando Turquia (3 a 1) e Macedônia do Norte (2 a 0). Os europeus estão na Chave H, ao lado de Gana, Uruguai e Coreia do Sul.
Elenco da Seleção Portuguesa de 2022
Goleiros
- Rui Patrício
- Diogo Costa
- José Sá
Laterais direitos
- João Cancelo
- Diogo Dalot
Zagueiros
- Rúben Dias
- Pepe
- António Silva
- Danilo Pereira
Laterais esquerdos
- Nuno Mendes
- Raphaël Guerreiro
Volantes
- William Carvalho
- Rúben Neves
- João Palhinha
Meias
- Bernardo Silva
- Bruno Fernandes
- Vitinha
- Otávio
- Matheus Nunes
- João Mário
Atacantes
- Cristiano Ronaldo
- Rafael Leão
- João Félix
- Ricardo Horta
- Gonçalo Ramos
- André Silva
Técnico
- Fernando Santos