A vibração da torcida flamenguista esteve em alta no começo de 2017. Participante em seis competições, sendo elas Campeonato Carioca, Primeira Liga, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e posteriormente Copa Sul-Americana, o Rubro-Negro do Rio de Janeiro criou uma áurea competitiva motivada pelo alto investimento no elenco.
Após vencer o Estadual de forma invicta, a confiança do time foi elevada para a disputa mais importante do ano: a Libertadores. Apesar da expectativa, o time não passou da fase de grupos e desde então foi protagonista de uma série de insucessos.
O título da Copa do Brasil teve destino diferente do esperado e foi para Belo Horizonte com o celeste Cruzeiro na disputa de pênaltis. A Sul-Americana, que poderia ser dada como um consolo para a temporada ficou com o time colombiano Junior Barranquilla, dando ao Flamengo o segundo vice do ano.
Durante esse processo, houve polêmicas, desgastes inconstantes e idas ao departamento médico. O atacante Guerrero, um dos reforços do elenco, foi punido por doping. O goleiro Muralha, a princípio defendido pela torcida, foi severamente questionado e retirado da titularidade após sucessivas falhas. Com Diego e Diego Alves lesionados, o Flamengo recebeu ainda o choque do diagnóstico de câncer de testículo de Ederson, camisa 10.
A sexta colocação no Brasileirão não foi nem de longe o esperado para o Rubro-Negro e por pouco, a classificação para a Libertadores do ano seguinte não bateu na trave.
Elenco do Flamengo de 2017
Goleiros
- Alex Muralha
- Diego Alves
- César
- Gabriel Batista
- Thiago
Laterais direitos
- Rodinei
- Pará
Zagueiros
- Juan
- Réver
- Rafael Vaz
- Léo Duarte
- Rhodolfo
Laterais esquerdos
- Renê
- Trauco
Volantes
- William Arão
- Márcio Araújo
- Cuéllar
- Rômulo
Meias
- Everton Ribeiro
- Ederson
- Mancuello
- Diego
- Lucas Paquetá
- Matheus Sávio
Atacantes
- Paolo Guerrero
- Gabriel
- Vinícius Júnior
- Éverton
- Geuvânio
- Berrío
- Lincoln
- Felipe Vizeu
Técnico
- Reinaldo Rueda
Não é de agora que o Flamengo precisa mudar muito para melhor e mandar esses veteranos tudo embora!
Flamengo tem muitos vices acumulado vendo aqui!