Em 2022, a Seleção Uruguaia disputará a Copa do Mundo pela 14ª vez na história. Os sul-americanos foram campeões em 1930, a primeira edição de Mundial, jogando em casa, além de 1950, no Brasil, vencendo os anfitriões de forma histórica no famoso “Maracanazo”. Além disso, o Uruguai ficou em 4º em 1954, 1970 e 2010.
Na edição passada, em 2018, na Rússia, os uruguaios fizeram uma boa campanha. Inicialmente, a Celeste Olímpica ficou na 1ª colocação do Grupo A, com nove pontos, superando os anfitriões (seis pontos), Arábia Saudita (três pontos) e Egito (zero ponto). Nas oitavas de final, superou Portugal (2 a 1), mas foi eliminada nas quartas de final para a França (2 a 0), que viria a ser campeã.
A Seleção Uruguaia teve dois comandantes nesse ciclo de quatro anos, o primeiro deles o histórico Óscar Tabarez, que estava no cargo desde 2006 e foi demitido em 2021, pela campanha nas Eliminatórias, com a vaga na Copa do Mundo em risco. Seu substituto é Diego Alonso, que conseguiu a classificação e se manteve para a disputa do Mundial.
Nos últimos quatro anos, o Uruguai disputou competições continentais, começando pela Copa América 2019. Na ocasião, avançou em 1º na Chave C, com sete pontos), superando Chile (seis pontos), Japão (dois pontos) e Equador (um ponto). Nas quartas de final, no entanto, os uruguaios foram eliminados pelo Peru nos pênaltis (5 a 4) após empate sem gols no tempo normal (0 a 0).
Na edição seguinte, em 2021, a Celeste Olímpica ficou em 2º no Grupo A, com sete pontos, atrás da Argentina (10 pontos), e à frente de Paraguai (seis pontos), Chile (cinco pontos) e Bolívia (zero ponto). No entanto, a Seleção Uruguaia caiu novamente nas quartas de final, para a Colômbia, nos pênaltis (4 a 2), depois de empatar sem gols nos 90 minutos (0 a 0).
Quantos as Eliminatórias da América do Sul, o Uruguai não fez uma grande campanha, mas se recuperou na reta final com quatro vitórias seguidas e terminou na 3ª colocação na tabela, com 28 pontos, atrás de Brasil (45 pontos) e Argentina (39 pontos), e à frente de Equador (26 pontos), Peru (24 pontos), Colômbia (23 pontos), Chile (19 pontos), Paraguai (16 pontos), Bolívia (15 pontos) e Venezuela (19 pontos).
A Celeste Olímpica somou, ao longo da campanha, em 18 rodadas, oito vitórias, quatro empates e seis derrotas, um aproveitamento de 52%, ainda com 22 gols marcados e sofridos, saldo de zero. Classificado, o Uruguai está no Grupo H da Copa do Mundo do Catar, ao lado de Portugal, Gana e Coreia do Sul, como um dos favoritos a avançar ao mata-mata.
Elenco da Seleção Uruguaia 2022
Goleiros
- Fernando Muslera
- Sebastián Sosa
- Sergio Rochet
Laterais direitos
- José Luis Rodríguez
- Guillermo Varela
Zagueiro
- José Giménez
- Ronald Araújo
- Martín Cáceres
- Diego Godín
- Sebastián Coates
Laterais esquerdos
- Matías Viña
- Mathías Olivera
Volantes
- Matías Vecino
- Lucas Torreira
- Manuel Ugarte
Meias
- Federico Valverde
- Rodrigo Bentancur
- Giorgian De Arrascaeta
- Nicolás de la Cruz
Atacantes
- Luis Suárez
- Edinson Cavani
- Darwin Núñez
- Maxi Gómez
- Agustín Canobbio
- Facundo Pellistri
- Facundo Torres
Técnico
- Diego Alonso