Na Copa do Mundo de 2018, a Seleção Francesa apostou em um elenco renovado para o Mundial. A equipe levou a taça de forma invicta e com direito a quatro gols na final.
O time de Didier Deschamps caiu numa das chaves mais fáceis do torneio: Dinamarca, Peru e Austrália. Não à toa a equipe passou em primeiro lugar no grupo, empatando apenas com a Dinamarca.
Chegando nas oitavas, a adversária foi a desacreditada Argentina, vice-campeã de 2014. Na Arena Kazan, o público de 42 mil pessoas assistiu um dos melhores da Copa. Quem esperava um show de Lionel Messi viu Kylian Mbappé brilhar com apenas 19 anos. O atacante conduziu a vitória francesa (4 a 3) e conseguiu a ida à próxima fase.
O Uruguai representou os sul-americanos contra a França nas quartas. Para os Les Bleus, foi uma partida tranquila e dominante. Com gols de Varane e Griezmann, os europeus passaram pelos uruguaios sem sustos (0 a 2).
Indo para a semifinal, a França recebeu a carrasca do Brasil. Após vencer os brasileiros, a Bélgica chegou com moral para a partida. Em São Petersburgo, os belgas dominaram o jogo, mas sem objetividade. Já os franceses souberam o que fazer com a bola. De cabeça, Umtiti fez o único gol da partida e encaminhou a Seleção para uma final após 12 anos (1 a 2).
A grande final da Copa do Mundo de 2018 ocorreu no Estádio Lujniki, Moscou. França x Croácia. Apesar da Seleção Francesa ser a favorita, a Croácia tinha sua melhor geração e vinha de uma grande virada sobre a Inglaterra. Ainda assim, era Mbappé que cravaria seu nome na história.
O primeiro gol saiu com o auxílio do VAR (primeira vez em Copas). Griezmann para a França. O empate veio pelos pés de Pericic. Novamente com ajuda do vídeo, Griezmann marcou seu segundo gol. Nos outros 45 minutos, Pogba e Mbappé aumentaram para os Les Bleus. Os croatas ainda diminuíram com Mandzukic, mas não evitaram a derrota (4 a 2).
Após 20 anos de espera, a França voltava a levantar a taça. A equipe confirmou o favoritismo de uma de suas melhores gerações com o bicampeonato. Mbappé de juntou a Pelé como o jogador mais novo a vencer uma Copa. Didier Deschamps igualou Zagallo e Beckenbauer a vencer o Mundial como jogador e técnico.
Elenco da Seleção da França na Copa de 2018
Goleiros
- Aréola
- Lloris
- Mandana
Laterais direitos
- Pavard
- Sidibé
Zagueiros
- Umtiti
- Varane
- Kimpembe
- Rami
Laterais esquerdos
- Lucas Hernandez
- Mendy
Volantes
- N’Zonzi
- Matuidi
- Jante
- Tolisso
Meias
- Paul Pogba
- Thomas Lemar
Atacantes
- Antoine Griezmann
- Olivier Giroud
- Kylian Mbappé
- Ousmane Dembelé
- Nabil Fekir
- Florian Thauvin
Técnico
- Didier Deschamps
VEJA A SELEÇÃO DA CROÁCIA 2018 E CAMPEÃS DO MUNDO!