Após o título da Eurocopa de 2008, a Espanha chegava para o Mundial da África do Sul com sua melhor geração. Elenco que tinha seus pilares nos dois principais times do país: Real Madrid e Barcelona.
Na fase de grupos, mesmo sem grandes equipes, a Espanha fez uma campanha conturbada. A fase foi marcada por uma derrota para a Suíça e vitórias com placares magros em cima de Chile e Honduras. Entretanto, a Seleção passou em primeiro lugar na chave.
As oitavas de final foi um duelo ibérico. O jogo contra Portugal, na Cidade do Cabo, foi de total domínio espanhol. A retranca portuguesa tentou resistir, mas o gol de David Villa classificou a Seleção Espanhola para as quartas (1 a 0). Cristiano Ronaldo passou em branco.
Nas quartas de final o representante sul-americano foi o Paraguai. Num jogo recheado de polêmicas pela arbitragem e com um elenco menos badalado, os paraguaios jogaram de igual para igual com os europeus. Mas David Villa se fez novamente decisivo. No final do segundo tempo, o atacante aproveitou o rebote do chute de Iniesta e mandou para a rede (0 a 1). Espanha nas semifinais.
No Durban Stadium, a Alemanha poderia vingar a final da Eurocopa de 2008. Mas teve seus planos frustrados por um zagueiro. Os alemães ficaram perdidos no tiki-taka espanhol e pouco criaram no jogo. Aos 28 da segunda etapa, Puyol cabeceou para o gol de Neuer e levou a Espanha para a primeira final de Copa do Mundo (0 a 1).
Para a grande final, a Espanha foi recebida pela Holanda em Johanesburgo. Os holandeses deixaram pelo caminho Eslováquia, Brasil e Uruguai pelo caminho. Além disso, faziam uma ao mesmo pé que os espanhóis. Um cenário perfeito para um grande confronto.
Entretanto, 84 mil pessoas viram um jogo fraco tecnicamente. Tanto que os primeiros 90 minutos acabaram sem mudar o placar de 0 a 0. Indo para a prorrogação, o jogo que estava equilibrado começou a mudar para a Espanha.
Aos 11 minutos da segunda prorrogação, Iniesta chutou cruzado e escreveu o nome na história. Pelos pés do meia, veio o primeiro título mundial da Fúria e, para a Holanda, restou o terceiro vice-campeonato (1974, 1978 e 2010). Espanha campeã da Copa do Mundo da África do Sul 2010.
Elenco da Seleção Espanhola de 2010
Goleiros
- Victor Valdez
- Casillas
- Pepe Reina
Laterais direitos
- Álvaro Arbeloa
- Albiol
Zagueiros
- Gerard Piqué
- Sergio Ramos
- Carlos Puyol
Laterais esquerdos
- Capdevilla
- Marchena
Volantes
- Sergio Busquets
- Xabi Alonso
- Javier Martínez
Meias
- Xavi
- Iniesta
- Mata
- David Silva
- Cesc Fàbregas
Atacantes
- David Villa
- Jesus Navas
- Llorente
- Pedro
- Fernando Torres
Técnico
- Vicente Del Bosque