A Seleção Brasileira chegou na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, muito pressionada, devido ao longo jejum de título. O último troféu de Copa brasileiro tinha sido em 1970, no México, 24 anos antes, o maior período sem conquista até então, desde que foi campeão pela primeira vez, em 1958.
O Brasil vinha ainda de uma participação traumática na edição de 1990, quando foi eliminado após derrota para a Argentina, sua arquirrival. A pressão aumentou no ano seguinte, quando os “Hermanos” foram, novamente, carrascos da “Seleção Canarinha”. Precisamente, os brasileiros foram vice-campeões da Copa América para os argentinos.
A competição foi realizada no Chile. Na primeira fase, a Seleção Brasileira ficou na 2ª colocação do Grupo B, com cinco pontos somados, atrás da Colômbia, que tinha a mesma pontuação, mas levava a melhor no saldo de gols (dois contra um). Chegando na fase final, o Brasil voltou a ficar em 2º, agora com quatro pontos, e viu a Seleção Argentina terminar em 1º, com cinco, e ser campeã.
Nas Eliminatórias da América do Sul, o Brasil não teve muita facilidade para se garantir no Mundial dos Estados Unidos, mas ainda terminou em 1º na Chave B. A “Seleção Canarinha” ficou à frente da Bolívia (11 pontos), que também se classificou, e do Uruguai (10 pontos), que não levou vaga para a Copa do Mundo.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O detalhe foi que, a vaga brasileira foi carimbada apenas na última rodada, justamente contra os uruguaios. Na ocasião, a a “Celeste” estava na frente da “Verde e Amarelo”, com um ponto a mais, e só a vitória interessava para os brasileiros. Jogando no Maracanã lotado, o Brasil contou com a estrela de Romário, que marcou dois gols e sacramentou a vitória (2 a 0) e a classificação da Seleção Brasileira para o Mundial.
Mesmo encontrando dificuldades, o Brasil obteve alguns resultados expressivos ao longo da campanha, casos das goleadas contra Venezuela (5 a 1) e (4 a 0), além da Seleção Boliviana (6 a 0). Inclusive, o Bebeto foi um dos artilheiros das Eliminatórias, com cinco gols, ficando atrás apenas do boliviano Luis Ramallo, que anotou sete.
Romário de fora?
Talvez, muita gente não saiba, mas Romário não foi chamado por um longo período no ciclo da Copa do Mundo de 94. Em meados de 1992, o “Baixinho” teve conflitos com Carlos Alberto Parreira e Zagallo, técnico e auxiliar-técnico da Seleção Brasileira. O craque não concordava em ser reserva de Bebeto e Careca, e chegou a dizer, publicamente, ser melhor do que a dupla.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
A postura do atacante não agradou a comissão técnica brasileira, que parou de o convocar. Entretanto, após muita pressão interna e externa, e com o Brasil correndo o risco de ficar de fora da Copa do Mundo pela primeira vez, Romário voltou a ser chamado e o resto é história. O craque foi essencial para a classificação e mais ainda no Mundial. Em entrevistas anos depois, o eterno Camisa 11 admitiu sua rebeldia na época, e disse que foi chamado novamente por ordem de Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Copa do Mundo
No torneio, a Seleção Brasileira conseguiu a 1ª colocação no Grupo B, com sete pontos, superando Suécia (cinco pontos), Rússia (três pontos) e Camarões (um ponto). Com isso, o Brasil se garantiu nas oitavas de final. O adversário em questão foram os anfitriões, os Estados Unidos, e a “Seleção Canarinha” avançou com uma vitória simples (1 a 0).
Chegando nas quartas de final, a “Verde e Amarelo” teve dificuldade, mas se classificou diante da Holanda (3 a 2). Na semifinal, outra vitória magra (1 a 0), mas que rendeu a vaga na decisão da Copa do Mundo. A oponente foi a Itália, que assim como os brasileiros, buscava o treta da competição. Os times empataram sem gols no tempo normal (0 a 0), mas o Brasil levou a melhor nos pênaltis (3 a 2), com a estrela de Taffarel e azar de Roberto Baggio, e se sagrou campeão 24 anos depois. Romário ainda foi eleito o craque da competição.
Elenco da Seleção Brasileira de 1994
Goleiros
- Taffarel
- Gilmar
- Zetti
Laterais direitos
- Jorginho
- Cafu
Zagueiros
- Aldair
- Márcio Santos
- Ricardo Rocha
- Ronaldão
Laterais esquerdos
- Branco
- Leonardo
Volantes
- Mauro Silva
- Dunga
- Mazinho
Meias
- Zinho
- Raí
- Paulo Sérgio
Atacantes
- Bebeto
- Romário
- Müller
- Ronaldo
- Viola
Técnico
- Carlos Alberto Parreira
VEJA O ELENCO DA SELEÇÃO DA ITÁLIA DE 1994 E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!