Elenco da Seleção da Suíça 2022

Em 2022, a Seleção Suíça disputará sua 12ª Copa do Mundo, a quinta consecutiva. Suas melhores campanhas foram nas edições de 1934, 1938 e 1954, essa última em casa, quando alcançou as quartas de final. Em 2018, foi eliminada nas oitavas de final para a Suécia. Anteriormente, passou em 2º no Grupo E, com cinco pontos.
Os suíços ficaram atrás do Brasil (sete pontos), e à frente Sérvia (três pontos) e Costa Fica. Curiosamente, em 2022, estarão novamente na mesma chave que brasileiros e sérvios, só que agora com Camarões. Na Copa que está chegando, é uma das candidatas a avançar ao mata-mata, mas não vai ter vida fácil, principalmente contra os velhos conhecidos.
Em grande parte do ciclo de quatro anos até o Mundial, a Suíça foi com Vladimir Petkovic, que esteve à frente da seleção entre 2014 e 2021, ou seja, sete anos. Nesse período, se tornou o técnico com mais tempo no cargo e mais jogos, um total de 78. Ele aceitou proposta do Bordeaux, da França, após boa campanha na Eurocopa.
Na ocasião, a Seleção Suíça eliminou a França nas oitavas de final por meio dos pênaltis (5 a 4) após empate no tempo normal (3 a 3). Em seguida, nas quartas de final, caiu para a Espanha, nas penalidades (3 a 1). Nos 90 minutos, haviam empatado (1 a 1). Antes do mata-mata, havia avançado em 3º no Grupo A, com quatro pontos, atrás de Itália (nove pontos) e País de Gales (quatro pontos), e à frente da Turquia (zero ponto).
O substituto de Petkovic foi Murat Yakın, que seguiu o trabalho até a Copa do Mundo. Desde de 2018, além da Euro, a “Cruz Vermelha” disputou a Nations League, a Liga das Nações 2018/2019 e, inicialmente, ficou em 1ª no Grupo 2, com nove pontos, à frente de Bélgica (nove pontos) e Islândia (zero ponto). Entretanto, na semifinal, foi eliminada por Portugal (3 a 1), que viria a ser campeão.
Na edição 2020/2021, a Seleção Suíça não passou da fase de grupos. Precisamente, ficou em 3º na Chave 4, com (seis pontos), atrás de Espanha (nove pontos) e Alemanha (nove pontos), e à frente da Ucrânia (seis pontos), que foi rebaixada à Liga B. Com a mesma pontuação, os suíços quase caíram, mas foram salvos pelo saldo de gols, com um positivo, contra oito negativos dos ucranianos.
Quanto a edição atual, 2022/2023, a Suíça ficou na 3ª posição do Grupo 2, com nove pontos, ficando atrás de Espanha (11 pontos) e Portugal (10 pontos), e à frente da República Tcheca (quatro pontos), que foi rebaixada à Liga B da competição. Com essa posição, os suíços não avançaram ao mata-mata, mas também se livraram da queda.
Nas Eliminatórias Europeias, a “Cruz Vermelha” garantiu vaga direta na Copa do Mundo com a 1ª colocação do Grupo C, com 18 pontos, à frente de Itália (16 pontos), Irlanda do Norte (nove pontos), Bulgária (oito pontos) e Lituânia. Foram cinco vitórias e três empates em oito rodadas, o que rendeu um aproveitamento de 75%, ainda com 15 gols marcados e apenas dois sofridos, saldo positivo de 13.
Elenco da Seleção Suíça de 2022
Goleiros
- Yann Sommer
- Jonas Omlin
- Gregor Kobel
- Philipp Köhn
Laterais direitos
- Silvan Widmer
Zagueiros
- Manuel Akanji
- Nico Elvedi
- Eray Cömert
- Fabian Schär
Laterais esquerdos
- Ricardo Rodríguez
Volantes
- Granit Xhaka
- Edimilson Fernandes
- Fabian Frei
- Ardon Jashari
- Denis Zakaria
Meias
- Michel Aebischer
- Christian Fassnacht
- Fabian Rieder
- Remo Freuler
- Djibril Sow
Atacantes
- Xherdan Shaqiri
- Haris Seferović
- Breel Embolo
- Renato Steffen
- Noah Okafor
- Rubén Vargas
Técnico
- Murat Yakın