Flamengo x Athletico-PR: a final de Libertadores mais rubro-negra de todos os tempos

De um lado rubro-negro, e outro também. Flamengo e Athletico-PR decidiram a Copa Libertadores da América 2022 no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. Os times são velho conhecidos em mata-mata nos últimos anos, inclusive, se encontraram no mesmo ano dessa forma.
Aconteceu nas quartas de final da Copa do Brasil, quando o Mais Querido se classificou diante do Furacão com um empate no Maracanã (0 a 0) e vitória em plena Arena da Baixada (1 a 0). Posteriormente, o Time da Gávea se sagrou campeão do torneio, o que, vale salientar, se concretizou às vésperas da decisão continental.
Precisamente, o Flamengo conseguiu o tetracampeonato uma semana antes, vencendo o Corinthians na final, ou seja, os cariocas foram em ótima fase para a decisão da Libertadores. Além da Copa do Brasil, ainda está fazendo uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro, estando na 3ª posição, com 61 pontos. Os paranaenses também fazem uma boa participação, em 6ª, com 51 pontos.
Na última partida antes da final, o Flamengo venceu o Santos (3 a 2), no Maracanã, enquanto o Athletico-PR perdeu em casa para o Palmeiras (3 a 1). Uma curiosidade sobre a decisão é que, depois de nove anos, um técnico brasileiro voltará a ser campeão da Liberta. O último foi Cuca, com o Atlético-MG, em 2013. Embora os três últimos campeões fossem times brasileiros, um deles o Flamengo, eram técnicos portugueses.
Foram os casos de Jorge Jesus, em 2019, no Rubro-Negro, e Abel Ferreira, em 2020 e 2021, no Palmeiras. Dorival Júnior buscava o primeiro troféu da competição, enquanto Luiz Felipe Scolari almejava sua terceira conquista da Competição Continental. Felipão venceu com o Grêmio, em 1996, e depois com o Alviverde Paulista, em 1999. Portanto, sabia bem o caminho para ser campeão.
Relembre com o Elencos
No Elencos, relembre alguns planteis que fizeram história por Flamengo e Athletico-PR. antes da final Vale ressaltar, antes de qualquer coisa, que os times citados abaixo são apenas alguns do acervo que o site comporta, ou seja, para conferir outros acesse a home dos cariocas e dos paranaenses.
Flamengo 1981
Athletico-PR 2001
Flamengo 2006
Athletico-PR 2005
Flamengo 2013
Athletico-PR 2018
Flamengo 2019
Athletico-PR 2019
Flamengo 2020
Athletico-PR 2021
Retrospecto
Acima, podem ser encontrados elencos campeões da Libertadores, casos de Flamengo 1981 e 2019, e que quase foram campeão, caso do Athletico-PR de 2005, vice-campeão. Segundo levantamento do site Globo Esporte, antes da final, os times haviam se enfrentaram 14 vezes em mata-mata, isso nos últimos 11 anos, entre Sul-Americana, Copa do Brasil, Primeira, Liga e Supercopa do Brasil, e a ampla vantagem é do Mais Querido, com sete vitórias, com dois empates e dois triunfos do Furacão. Sobre a segunda competição citada, eram quatro anos consecutivos se enfrentando.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Primeiramente, as equipes se enfrentaram pela segunda fase da Sul-Americana de 2011, e o Flamengo levou a melhor com vitórias pelo mesmo placar (1 a 0), tanto no Nilton Santos quanto na Arena da Baixada. Depois, Mengo e Furacão decidiram a Copa do Brasil de 2013 e os cariocas se sagraram campeões, com um empate na Vila Capanema (1 a 1) e vitória no Maracanã (2 a 0). Chegando em 2016, os paranaense venceram pela semifinal da Primeira Liga (1 a 0), no Mário Heleno. Novamente pela Copa do Brasil, o Furacão eliminou o Flamengo nas quartas de final.
Na ocasião, os times empataram pelo mesmo placar (1 a 1) nos dois confrontos, e o Athletico-PR venceu nos pênaltis (3 a 1), em pleno Maracanã, mas voltou a ser superado na Supercopa do Brasil de 2020, com uma vitória tranquila do Flamengo (3 a 0), no Mané Garrincha. Naquele mesmo ano, inclusive, o Rubro-negro carioca voltou a se dar bem nas oitavas de final da Copa do Brasil, quando se classificou com duas vitórias, uma na Arena da Baixada (1 a 0) e outra no Maraca (3 a 2). Na edição seguinte da Competição Nacional, em 2021, o Furacão encontrou o Mais Querido na semifinal e se classificou.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Jogando em casa, a equipe paranaense empatou com o Flamengo, mas carimbou a vaga na decisão ao vencer com autoridade em pleno Maracanã (3 a 0). Entretanto, na edição 2022, os papéis se inverteram e, depois de um empate sem gols na Arena da Baixada (0 a 0), o Mengo se classificou nas quartas de final ao vencer na Arena da Baixada (1 a 0).
Considerando o retrospecto geral até a decisão, contando também as competições de pontos corridos, Flamengo e Athletico-PR já se enfrentaram 73 vezes e o equilíbrio prevalece, com 29 vitórias cariocas, 18 empates e 26 triunfos paranaenses, segundo dados do site O Gol.
Escalações
Flamengo
- Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia (Arturo Vidal), João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabriel Barbosa (Everton Cebolinha)e Pedro. Técnico: Dorival Júnior
Athletico-PR
- Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura (Terans), Fernandinho, e Alex Santana (Matheus Felipe); Vitor Bueno (Canobbio), Vitor Roque (Pablo) e Vitinho (Rômulo). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Campeão
O Mengo confirmou o favoritismo e se sagrou bicampeão da Libertadores. O único gol do confronto foi marcado por Gabriel Barbosa, decisivo mais uma vez. Do lado atleticano, ficou a tristeza, mas equipe se comportou bem em campo e evitou a maioria dos ataques do adversário mesmo com a desvantagem numérica desde o primeiro tempo, com a expulsão de Pedro Henrique.