Elenco do Flamengo 1981

Na temporada 1981, o Flamengo disputou a Série A do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, o Campeonato Carioca e o Mundial de Clubes.
O Mengão começou o ano pelo Brasileirão. Na primeira fase, a equipe carioca ficou na 2ª colocação do Grupo D, com 13 pontos, atrás do Santos (15 pontos). Na segunda, o Mais Querido liderou o Grupo H, com oito pontos, à frente do Atlético-MG (sete pontos).
Com isso, avançou ao mata-mata da competição. Nas oitavas de final, contra o Bahia, o Time da Gávea se classificou com um empate sem gols fora (0 a 0) e uma vitória em casa (2 a 0), mas não passou das quartas de final diante do Botafogo. Os times empataram na ida (0 a 0), mas o rival levou a melhor na volta (3 a 1) e se classificou.
Na Libertadores, o Flamengo conseguiu um dos maiores feitos da sua história. Inicialmente, estava no Grupo 3 e terminou na 1ª colocação, com oito pontos. Porém, como era a mesma pontuação do vice-líder Atlético-MG, a vaga na próxima fase foi decidida em jogo extra contra.
O confronto aconteceu no Estádio Serra Dourada e não chegou aos 90 minutos. O motivo é que, aos 35 do primeiro tempo, a partida foi encerrada pelo árbitro José Roberto Wright após a expulsão de cinco jogadores da equipe mineira. Com isso, o Mengão venceu por W.O (3 a 0).
Quanto a segunda fase, o Time da Gávea levou a 1ª posição da Chave A, com oito pontos, superando Deportivo Cali (três pontos), da Colômbia, e Jorge Wilstermann (um ponto), da Venezuela. Com isso, o Mais Querido avançou à final para encarar o Cobreloa, do Chile, que liderou o Grupo B.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O jogo de ida, no Maracanã, terminou com a vitória do Flamengo (2 a 1), mas, na volta, no Estádio Nacional, os donos da casa venceram (1 a 0). Na ocasião, foi disputado um jogo de desempate, no Estádio Centenário, no Uruguai, o Mengão venceu (2 a 0) e se sagrou campeão da Libertadores.
Posteriormente, a equipe brasileira disputou a Copa Europeia/Sul-Americana, também conhecida como Copa Toyota e Copa Intercontinental, o que atualmente é reconhecido como Mundial de Clubes. No Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão, o Flamengo enfrentou o Liverpool, da Inglaterra, em jogo único, e venceu com sobra (3 a 0), levando o título.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
A conquista coroava uma geração de ouro do Rubro-Negro, que se estendeu pela década de 80, com grandes craques e jogo bonito, destaque para Zico, que se tornou o maior ídolo da história do clube. Curiosamente, naquele ano, o Mengão teve Paulo César Carpegiani inicialmente nas quatro linhas, e depois como técnico.
Elenco do Flamengo de 1981
Goleiros
- Raul Plassmann
- Cantareli
- Luiz Alberto
Laterais direitos
- Leandro
- Carlos Alberto
- Nei Dias
Zagueiros
- Mozer
- Marinho
- Luis Pereira
- Rondinelli
- Figueiredo
- Manguito
Laterais esquerdos
- Júnior
Volantes
- Andrade
- Lino
- Vitor Silva
Meias
- Zico
- Tita
- Carlos Henrique
- Adílio
- Paulo César Carpegiani
Atacantes
- Nunes
- Lico
- Júlio César Urigeller
- Baroninho
- Peu
- Fumanchu
- Carlinhos
- Chiquinho Carioca
- Ronaldo Marques
- Edson
- Anselmo
- Reinaldo
Técnico
- Modesto Bria
- Dino Sani
- Paulo César Carpegiani
VEJA MAIS ELENCOS DO FLAMENGO!