Na temporada de 2021, o Athletico-PR disputou o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Furacão começou pelo Estadual. Na primeira fase, o Rubro-Negro ficou na 3ª colocação, com 16 pontos, atrás de Operário-PR (23 pontos) e FC Cascavel (17 pontos).
No mata-mata, o Athletico-PR superou o Paraná, nas quartas de final, com uma vitória na Vila Capanema (2 a 0) e um empate sem gols (0 a 0), na Arena da Baixada. Entretanto, na semifinal, acabou eliminado pelo FC Cascavel, com um empate em casa (1 a 1) e derrota fora (2 a 1).
Quanto a Copa do Brasil, a equipe paranaense fez uma ótima campanha. Precisamente, chegou à final e terminou com o vice-campeonato diante do Atlético-MG, com uma goleada no Mineirão (4 a 0) e revés na Arena da Baixada (2 a 1).
Antes disso, o Rubro-Negro superou Avaí, Atlético-GO, Santos e Flamengo, na terceira fase, oitavas de final, quartas de final e semifinal. Na Sul-Americana, o Athletico-PR alcançou seu ponto alto na temporada.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Bicampeões da América
Nas oitavas de final, o Furacão passou pelo América de Cali, na Colômbia, com uma vitória fora (1 a 0) e goleada em casa (4 a 0). Nas quartas de final, contra a LDU, do Equador, o time brasileiro encontrou mais dificuldade e chegou a ser derrotado no Estádio Casa Blanca (1 a 0), mas não se abalou e reverteu na Arena da Baixada (4 a 2).
Chegando na semifinal, o adversário foi o Peñarol, do Uruguai. O Rubro-Negro não tomou conhecimento do gigante sul-americano e se classificou com duas vitórias, uma no Campeón del Siglo (2 a 1) e outra na Arena da Baixada (2 a 0). Na decisão, o Furacão enfrentou o Red Bull Bragantino, em jogo único, no Estádio Centenário, e se sagrou bicampeão com uma vitórias simples (1 a 0).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Mal no Brasileiro
No Brasileirão, o Athletico-PR, focado na competição anterior, não se saiu muito bem. Ficou na apenas na 14ª colocação, com 47 pontos, não muito distante da zona de rebaixamento. Foram 13 vitórias, oito empates e 17 derrotas, um aproveitamento de 41.2%, ainda com 41 gols marcados e 45 sofridos, saldo negativo de quatro.
Elenco do Athletico-PR de 2021
Goleiros
- Santos
- Bento
- Léo Link
- Anderson
Laterais direitos
- Khellven
- Kleiton
- Marcinho
- Ataíde
Zagueiros
- João Vialle
- Thiago Heleno
- Zé Ivaldo
- Pedro Henrique
- Lucas Halter
- Lucas Fasson
- Nicolás Hernández
- Luan Patrick
- Edu
- Felipe Aguillar
Laterais esquerdos
- Pedrinho
- Abner Vinícius
- Márcio Azevedo
- Nicolas
- Vinicius Kaue
- João Victor
- Raimar
Volantes
- Richard
- Giva
- Christian
Meias
- Léo Cittadini
- Erick
- João Pedro
- Fernando Canesin
- Kawan
- Pierre
- Matheus Anjos
- Ramon
- Jádson
- Dudu
- Juninho
- Denner
- Bruno Leite
- Lucho González
- Jaime Alvarado
- Nikão
Atacantes
- Bissoli
- Matheus Babi
- Pedro Rocha
- Julimar
- David Terans
- Jajá
- Yago
- Vitinho
- Jader
- Jáderson
- Rômulo
- Vinicius Mingotti
- Renato Kayzer
- Carlos Eduardo
- Elias Carioca
- Reinaldo
Técnicos
- António Oliveira
- Bruno Lazaroni
- Alberto Valentim