Em 2022, a Seleção Alemã, embora não badalada inicialmente, chega como uma das candidatas ao título na Copa do Mundo. No elenco, possui grandes talentos e o técnico Hans Flick terá a missão de levar os alemães ao quinto título Mundial.
A Alemanha venceu o Mundial quatro vezes na história, nas edições de 1954, 1974, 1990 e 2014. Com isso, é a única seleção que pode empatar com o Brasil no número de conquistas. Inclusive, o último título aconteceu em solo brasileiro com direito a goleada histórica sobre os anfitriões na semifinal (7 a 1).
Vale destacar que, além das conquistas, a “Die Mannschaft” é conhecida como a seleção com mais vice-campeonatos, um total de quatro, em 1966, 1982, 1986 e 2002 e ainda é também a que mais chegou em decisões, totalizando oito, somando as vezes em que foi campeã e ficou em segundo.
A Seleção Alemã também foi 3ª colocada quatro vezes, em 1934, 1970, 2006 e 2010, e ficou em 4º uma vez, na edição de 1958. A partir disso, os alemães lideram o ranking mais presenças entre os quatro melhores. Logo atrás aparece a Seleção Brasileira, somando 11, com cinco títulos, dois vices, duas vezes em 3º e uma em 4º.
Será a 20ª participação da Alemanha em Copas do Mundo, ou seja, não esteve apenas em 1930, por causa da grande crise econômica que estava enfrentando o país, e 1950, porque estava proibida de competir com outro países devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, e voltou a integrar a FIFA após o Mundial do Brasil.
Lembrando as seleções alemãs foram divididas entre ocidental e oriental até a queda do Muro de Berlin, em 1989. A Seleção Alemã não foi nada bem na Copa do Mundo da Rússia e buscará dar uma resposta no Catar. Precisamente, caiu ainda na fase de grupos do torneio de forma que pode ser classificada como vergonhosa.
Os alemães ficaram em último no Grupo F, com três pontos, atrás de Suécia (seis pontos), México (seis pontos) e Coreia do Sul (três pontos), sua pior campanha na história das Copas. Antes disso, o recorde negativo era uma queda nas quartas de final para a Croácia em 1998.
A missão está nas mãos de Hans Flick, que assumiu a “Die Mannschaft” em 2021 após um longo trabalho de Joachim Low, campeão mundial em 2014. O comandante chegou credenciado pelo belíssimo período no Bayer de Munique, onde conquistou muitos títulos, destaque para a Liga dos Campeões 2019/2020. Com os dois comandantes, aa Alemanha disputou muitas competições continentais nesse ciclo de Copa do Mundo.
Inicialmente, disputou a Nations League, a Liga das Nações de 2018/2019 e não foi nada bem. Foi a última colocada do Grupo 1, com dois pontos, atrás de Holanda (sete pontos) e França (sete pontos). Na edição seguinte, em 2020/2021, a Seleção Alemã se saiu um pouco melhor, mas não foi o suficiente para avançar ao mata-mata. Precisamente, terminou em 2º na Chave 4, com nove pontos, superada pela Espanha (11 pontos), que se classificou, e à frente de Suíça (seis pontos) e Ucrânia (seis pontos).
Na edição em andamento, de 2022/2023, a Alemanha novamente não se classificou. Ficou na 3ª colocação do Grupo 3, com sete pontos, atrás de Itália (11 pontos) e Hungria (10 pontos), e superando a Inglaterra (três pontos), rebaixada à Liga B. Na Eurocopa 2020, disputada em 2021 por causa da Covid-19, na Inglaterra, os alemães foram eliminados nas oitavas de final pelos anfitriões.
Os ingleses venceram com tranquilidade (2 a 0). Antes disso, a “Die Mannschaft” havia avançado em 2º no Grupo F, com quatro pontos, atrás da França (cinco pontos), e à frente de Portugal (quatro pontos) e Hungria (dois pontos). Nas Eliminatórias Europeias, veio o ponto alto do clico dos alemães. A Seleção Alemã se classificou à Copa do Mundo do Catar com muita folga.
Ficou em 1º no Grupo J, com 27 pontos, superando Macedônia do Norte (18 pontos), Romênia (17 pontos), Armênia (12 pontos), Islândia (nove pontos) e Liechtenstein (um ponto). Em 10 partidas, a Alemanha venceu nove, empatou nenhuma e perdeu uma, para a 2ª colocada, com 36 gols marcados e apenas quatro sofridos, um saldo positivo de 32. O resultados renderam um aproveitamento de 90%. Classificada, a Seleção Alemã caiu no Grupo E da Copa do Mundo ao lado de Espanha, Costa Rica e Japão.
Elenco da Seleção Alemã de 2022
Goleiros
- Manuel Neuer
- Marc-André ter Stegen
- Kevin Trapp
Laterais direitos
- Lukas Klostermann
Zagueiros
- Niklas Süle
- Antonio Rüdiger
- Armel Bella-Kotchap
- Thilo Kehrer
- Nico Schlotterbeck
- Matthias Ginter
Laterais esquerdos
- David Raum
- Christian Günter
Volantes
- Joshua Kimmich
- İlkay Gündoğan
Meias
- Thomas Müller
- Julian Brandt
- Mario Götze
- Kai Havertz
- Leon Goretzka
- Jamal Musiala
Atacantes
- Leroy Sané
- Niclas Füllkrug
- Youssoufa Moukoko
- Serge Gnabry
- Jonas Hofmann
- Karim Adeyemi
Técnico
- Hans Flick