Na Copa do Mundo 1986, a Seleção Argentina chegou ao México com um time equilibrado tecnicamente e com sua maior estrela: Diego Maradona. Os Hermanos levaram a taça e entregaram uma das maiores polêmicas da história do futebol.
Durante a fase de grupos a equipe encontrou dois times fáceis e outro que seria o primeiro desafio. Coreia do Sul, Bulgária e a atual campeã, Itália. A chave não surpreendeu, a Argentina passou fácil pelos búlgaros e coreanos. Azzurra deu trabalho e o jogo ficou empatado.
Nas oitavas, o clássico rival Uruguai entrou no caminho. Como sempre, o jogo foi disputado e violento – sete cartões amarelos ao todo. Pasculli fez o único gol da partida e colocou a Argentina na próxima fase (1 a 0).
As o confronto das quartas de final reproduziu a Guerra das Malvinas. Por conta do conflito geopolítico, muitos esperavam um jogo violento, mas o que se viu foi bem diferente disso. Maradona fez uma das maiores exibições da carreira.
O primeiro (e questionável) gol saiu pelas mãos do jogador. Um leve toque da mão de Deus, botou os argentinos na frente. O segundo, Maradona recebeu a bola no meio de campo e driblou metade dos inglês até colocá-la na rede. Lineker descontou, mas foi inútil. Argentina na semifinal (2 a 1).
Nas semifinais, os sul-americanos receberam os belgas. Pela primeira e única vez a Bélgica chegava tão longe em uma Copa do Mundo, mas isso não impediu o show de Maradona. Em dez minutos, o atacante fez dois gols e acabou com a partida (2 a 0). Pela segunda vez, a Albiceleste ia para uma decisão de Mundial.
Simultaneamente, a forte Alemanha chegava à final. Um elenco com Brehme, Matthaus e Schumacher (base do time que seria campeão mais tarde). Os alemães faziam uma boa campanha, mas nada extraordinário. Passaram em segundo lugar no grupo e eliminaram Marrocos, México e França.
Na grande decisão, o público no Estádio Azteca assistiu um jogo memorável. No primeiro tempo, Brown abriu o placar para os sul-americanos. Na volta do intervalo, Valdano dobrou a vantagem Argentina. Buscando o empate, Rummenigge descontou para os europeus.
Aos 83 minutos, bravamente, Völler deu esperanças para a Alemanha. Mas, apenas três minutos depois, Maradona deu uma assistência para Burruchaga coroar a final. Argentina, campeã mundial de 1986 (3 a 2).
Com a vitória, a Albiceleste conquistou a sua segunda taça. Já Maradona, cravou seu nome como um dos maiores nomes do futebol. Para os hermanos, o maior de todos.
Elenco Seleção da Argentina de 1986
Goleiros
- Islas
- Pumbido
- Zelada
Laterais direitos
- Cuciuffo
Zagueiros
- Ruggeri
- Brown
- Passarella
- Clausen
Laterais esquerdos
- Olarticoechea
- Garré
Volantes
- Giusti
- Batista
- Enrique
Meias
- Maradona
- Burruchaga
- Trobbiani
- Bochini
- Tapia
Atacantes
- Valdano
- Almirón
- Borghi
- Pasculli
Técnico
- Carlos Bilardo
VEJA A SELEÇÃO DA ALEMANHA 1986 E OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!