Conhecido como o País do Futebol, a Seleção Brasileira honrou o apelido na Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e Coreia do Sul. Antes, os brasileiros haviam vencido as edições de 1958, 1962, 1970 e 1994, sendo a maior campeã mundial de todas.
Vice-campeã de forma traumática em 1998, o Brasil chegou no torneio como uma incógnita, por causa do desempenho nas competições no ciclo de quatro anos, que não empolgou. Além disso, ainda tinha a situação de Ronaldo, que vinha de uma grave lesão e a nova ausência de Romário.
Nas Eliminatórias da América do Sul, a Seleção Brasileira passou apuros, correu o risco de não garantir a vaga no Mundial, mas deu tudo certo. O Brasil ficou na 3ª colocação, com 30 pontos, empatado com o 4º Paraguai, mas melhor no saldo de gols (14 contra seis). Argentina (43 pontos) e Equador (31 pontos), respectivamente, ficaram à frente, em 1º e 2º.
Uruguai (27 pontos), Colômbia (27 pontos), Bolívia (18 pontos), Peru (16 pontos), Venezuela (16 pontos) e Chile (12 pontos) completaram a fase de classificação. Na Copa do Mundo, a Seleção Canarinha ficou em 1º no Grupo C, com nove pontos, superando Turquia (quatro pontos), Costa Rica (quatro pontos) e China (zero ponto).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
No mata-mata, a “Verde e Amarelo” superou Bélgica (2 a 0), nas oitavas de final, Inglaterra (2 a 1), nas quartas de final, e a Seleção Turca (1 a 0), na semifinal. A adversária na decisão foi a Alemanha, que estava em busca do seu tetracampeonato mundial para empatar com o Brasil. No entanto, os sul-americanos levaram a melhor (2 a 0), gols de Ronaldo Fenômeno, e garantiram o pentacampeonato.
O Brasil ainda teve o artilheiro da edição, Ronaldo, que balançou as redes oito vezes, duas na decisão contra os alemães. Falando nos europeus, quem ficou logo atrás na lista foi Miroslav Klose, com cinco gols, mesma quantidade do brasileira Rivaldo, mais um destaque naquele Mundial. O Camisa 9 da amarelinha ainda quebrou um longo tabu. Desde 1974, com o polonês Grzegorz Lato, um jogador não marcava sete vezes.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Nessa edição, a Seleção Brasileira venceu todos os sete jogos, com 100% de aproveitamento, feito antes alcançado apenas três vezes. Contando com essa, os brasileiros chegaram a três finais consecutivas, antes em 1994 e 1998, recorde que pertencia à Seleção Alemã, em 1982, 1986 e 1990. Nelas, o Brasil teve Cafú, que se tornou o primeiro jogador na história a atingir o feito, e foi o capitão na conquista de 2002.
Elenco da Seleção Brasileira de 2002
Goleiros
- Marcos
- Dida
- Rogério Ceni
Laterais direitos
- Cafú
- Belletti
Zagueiros
- Lúcio
- Roque Júnior
- Anderson Polga
Laterais esquerdos
- Roberto Carlos
- Júnior
Volantes
- Edmílson
- Gilberto Silva
- Kleberson
- Vampeta
Meias
- Ricardinho
- Ronaldinho Gaúcho
- Denílson
- Juninho Paulista
- Kaká
Atacantes
- Ronaldo
- Rivaldo
- Edilson
- Luizão
Técnico
- Luiz Felipe Scolari
VEJA O ELENCO DA SELEÇÃO DA ALEMANHA DE 2002