Em 2002, a Seleção Alemã chegou muito próxima do seu tetracampeonato de Copa do Mundo, que viria apenas em 2014. Na edição da Coreia do Sul e Japão, a Alemanha ficou com o vice-campeonato. Inicialmente, os alemães lideraram o Grupo E, com sete pontos, superando Irlanda (cinco pontos), Camarões (quatro pontos) e Arábia Saudita (zero ponto).
Contra o último citado, inclusive, aplicou uma sonora goleada (8 a 0). Nas oitavas de final, a Seleção da Alemanha enfrentou o Paraguai e avançou com uma vitória simples (1 a 0), resultado que se repetiu nas quartas de final, quando superou os Estados Unidos, e na semifinal, quando passou pela anfitriã Coreia do Sul. Portanto, a “Die Mannschaft” chegou na final sem ser vazada no mata-mata.
Muito disso foi graças a Oliver Kahn, que, inclusive, recebeu a Luva de Ouro, prêmio de melhor goleiro da Copa do Mundo. Entretanto, o goleiro foi premiado antes da decisão, que seria contra o Brasil de Ronaldo, Cafu, Ronaldinho, Rivaldo e outros craques, que estava na terceira final seguida de Mundial. Com brilho do “Fenômeno”, e colaboração do arqueiro alemão, que falhou em um dos gols, os brasileiros venceram (2 a 0) e levaram o pentacampeonato.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Caso vencessem, os alemães igualariam no número de títulos. Era a 14ª participação da Seleção Alemã em Copas do Mundo, contando que havia vencido, até então, as edições de 1954, 1974 e 1990. Foram apenas dois mundiais sem a Alemanha, casos de 1930 e 1950, essa última resquício da Segunda Guerra Mundial. Na época, a seleção alemã estava destituída da Fifa por causa do conflito.
Na edição anterior, em 1998, na França, a Seleção da Alemanha foi eliminada nas quartas de final, surpreendida pela Croácia (3 a 0). Antes disso, a “Die Mannschaft” havia avançado em 1º na Chave F, com sete pontos, à frente de Iugoslávia (sete pontos), Irã (três pontos) e Estados Unidos (zero ponto). Nas oitavas de final, passou pelo México (2 a 1), até ser superada pelos croatas.
Copa das Confederações e Eurocopa
Antes da Copa do Mundo, a Seleção Alemã participou de outras competições no ciclo de quatro anos. Primeiramente, os alemãs estiveram na Copa das Confederações de 1999, disputada no México. A Alemanha participou do torneio graças ao título da Eurocopa de 1996, mas não se saiu bem e não passou da fase de grupos. Precisamente, a seleção europeia ficou apenas em 3º na Chave, com três pontos, superada por Brasil (nove pontos), e Estados Unidos (seis pontos), à frente apenas da Nova Zelândia (zero ponto).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Outra competição disputada pela Seleção da Alemanha foi a Eurocopa de 2000, na Bélgica e Holanda. Diferente da edição passada, na Inglaterra, a “Die Mannschaft” passou longe de ser campeã. Na verdade, sequer passou da fase de grupos, com uma campanha decepcionante. Os alemães foram os últimos colocados da Chave A, com um ponto somado, superada por Portugal (nove pontos), Romênia (quatro pontos) e ingleses (três pontos). Portanto, não foram anos fáceis para os europeus antes da Copa do Mundo.
Eliminatórias Europeias
O drama da Alemanha continuou nas Eliminatórias Europeias, que não teve facilidade para se garantir na Copa do Mundo. Presente no Grupo 9, a Seleção Alemã terminou na 2ª colocação, com 17 pontos, mesma pontuação da 1ª colocada Inglaterra, mas atrás nos critérios de desempate. Com essa posição, teve que disputar a repescagem contra a Ucrânia. No jogo de ida, na casa do adversário, o empate prevaleceu (1 a 1). Porém, na volta, os alemães garantiram vaga no Mundial com uma goleada sobre os ucranianos em casa (4 a 1).
Elenco da Seleção da Alemanha de 2002
Goleiros
- Oliver Kahn
- Jens Lehmann
- Hans Jörg Butt
Laterais direitos
- Marko Rehmer
Zagueiros
- Christoph Metzelder
- Thomas Linke
- Frank Baumann
Laterais esquerdos
- Christian Ziege
Volantes
- Carsten Ramelow
- Sebastian Kehl
- Torsten Frings
- Dietmar Hamann
- Jens Jeremies
Meias
- Michael Ballack
- Lars Ricken
- Bernd Schneider
- Jörg Böhme
Atacantes
- Miroslav Klose
- Oliver Neuville
- Carsten Jancker
- Oliver Bierhoff
- Gerald Asamoah
- Marco Bode
Técnico
- Rudi Völler
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO DA ALEMANHA E A SELEÇÃO BRASILEIRA 2002