Após a Itália, em 1934 e 1938, o Brasil foi mais uma equipe com a possibilidade de conseguir o tricampeonato da Copa do Mundo de forma seguida. Entretanto, em 1966, a Seleção Brasileira seguiu uma organização amadora, cometendo erros graves que só tinham visto nos dois primeiros mundiais.
Desta vez, o grande erro ficou por conta da incerteza de qual elenco iria para a Inglaterra disputar a Copa do Mundo. No período de preparação, o técnico Vicente Feola chamou 45 jogadores. Além disso, o plantel visitou cinco cidades diferentes antes de viajar para a Europa: Lambari, Caxambu, Teresópolis, Três Rios e Niterói.
O time de fato que foi para o Mundial só foi definido pouquíssimo tempo antes de começar o torneio. Ainda assim, o elenco era fortíssimo, contava com lendas: Pelé, Garrincha e Bellini, além de atletas jovens que ainda se tornaram lendas anos depois, como Gérson e Tostão. Como era mais do que previsível, o plano de Feola não deu certo.
A Seleção Brasileira apresentou um futebol fraco, onde foi superada facilmente pelos seus rivais. Para piorar, o treinador ainda mudou a equipe no Mundial, 20 dos 22 atletas entraram em campo, lembrando que na época não era permitido fazer substituições. Com isso, só dois jogadores, Jairzinho e Lima, disputaram as três partidas do Brasil no torneio.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Sobre o regulamento da Copa do Mundo, essa edição contou com 16 times, separados em quatro grupos de quatro participantes, onde os dois primeiros de cada grupo se classificaram para as quartas de final. A partir dessa fase, os duelos foram feitos no mata-mata, até sair o campeão.
Apesar de toda a bagunça, a Seleção Brasileira começou bem o torneio ao vencer a Bulgária (2 a 0), gols de Garrincha e Pelé. Contudo, no jogo seguinte, contra a Hungria, os europeus venceram (3 a 1), acabando com a invencibilidade brasileira de 13 partidas em mundiais.
A classificação no grupo foi decidida contra Portugal. Dessa forma, o Brasil foi derrotado (3 a 1), sendo eliminado ainda na fase de grupos. A campanha do Brasil nessa Copa só não foi pior do que no Mundial de 1930 e 1934, quando a canarinha também não conseguiu passar de fase, mas com números ainda piores.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
A seleção anfitriã, Inglaterra, foi a campeã, diante a Alemanha Ocidental, em um dos jogos mais polêmicos da história, por conta do árbitro ter validado um gol que a bola não tinha ultrapassado a linha. O jogo ficou 4 a 2.
Elenco da Seleção Brasileira de 1966
Goleiros
- Gilmar
- Manga
Laterais direitos
- Djalma Santos
- Fidélis
Zagueiros
- Bellini
- Brito
- Orlando
Laterais esquerdos
- Altair
- Paulo esquerdo
- Rildo
Volantes
- Denílson
- Zito
Meias
- Gérson
- Lima
Atacantes
- Pelé
- Mané Garrincha
- Jairzinho
- Alcindo
- Silva Batuta
- Tostão
- Paraná
- Edu
Técnico
- Vicente Feola
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO