O Brasil é o único país a participar de todas as edições da Copa do Mundo, mas o início da trajetória não começou nada bem. A Seleção Brasileira de 1930 ficou marcada por ter sido dividida em brigas da confederação paulista e carioca, e sem jogadores importantes na disputa.
O Rio de Janeiro era a capital do país, o centro financeiro, mas devido a economia Café com Leite, São Paulo crescia rapidamente e tomava o protagonismo político do Brasil. Por consequência, a disputa entre os estados impactava o futebol.
A discordância entre a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), formada por maioria de cariocas, não chamou membros da Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) para fazer parte da comissão técnica que foi para o Uruguai. Por represália, a Apea não autorizou os clubes paulistas liberarem jogadores à seleção. Só o atacante Araken conseguiu ir à Copa porque estava com problemas com o seu clube, o Santos.
O desentendimento fez com que a seleção ficasse sem o principal jogador brasileiro, Friedenreich. Muito por conta de toda a bagunça o Brasil fez uma campanha pífia. Logo de cara perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O Brasil já entrou em campo eliminado no segundo jogo, diante da Bolívia, que três dias antes foi goleada pela Iugoslávia. Dessa forma, a seleção brasileira conseguiu o seu primeiro triunfo em jogo da Copa do Mundo: 4 a 0, com gols de Moderato e Preguinho, dois para cada jogador.
A Copa do Mundo de 1930 contou com 13 seleções, sendo sete da América do Sul (Uruguai, Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Argentina), dois da América do Norte (Estados Unidos e México) e quatro da Europa (Bélgica, Iugoslávia, França e Romênia). As equipes foram separadas em quatro grupos, um com quatro times e três com três integrantes, com os líderes de cada se classificando para a semifinal.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
O Brasil ficou no Grupo B, amargou a 2° colocação e voltou para casa na fase de grupos em sua primeira participação no Mundial.
Elenco da Seleção Brasileira de 1930
Goleiros
- Velloso
- Joel
Zagueiros
- Zé Luiz
- Brilhante
- Itália
Volante
- Fausto ‘A Maravilha Negra’
Meias
- Oscarino
- Fernando Giudicelli
- Fortes
- Hermógenes
- Ivan Mariz
- Pamplona
Atacantes
- Araken Patuska
- Benedicto
- Carvalho Leite
- Manoelzinho
- Moderato
- Nilo
- Poly
- Preguinho
- Russinho
- Teóphilo
Técnico
- Píndaro de Carvalho
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO