Vice-campeã em 1982, na Espanha, a Seleção da Alemanha chegou na Copa do Mundo de 1986, disputada no México, sonhando como o terceiro título de Copa do Mundo, o que a deixaria empatada com Brasil e Itália no ranking de campeãs. A efeito de curiosidade, a última seleção citada foi campeã na edição anterior justamente sobre os alemães.
Comandada pela lenda Franz Beckenbauer, a Alemanha, novamente, chegou muito perto de ser campeã. Inicialmente, a “Die Mannschaf” ficou em 2º no Grupo E, com três pontos, atrás da Dinamarca (seis pontos), e à frente de Uruguai (dois pontos) e Escócia (um ponto). Nas oitavas de final, a seleção europeia superou Marrocos sem muita facilidade (1 a 0).
Nas quartas de final, a Seleção Alemã encontrou mais dificuldade ainda. O adversário em questão foram os anfitriões. Com a torcida a seu favor, os mexicanos seguraram o empate sem gols no tempo normal (0 a 0), mas levaram a pior nas penalidades (4 a 1). Chegando na semifinal, embora na teoria mais complicada, a França do craque Michel Platini sucumbiu diante da Alemanha (2 a 0).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Com isso, a Seleção da Alemanha se garantiu na final da Copa do Mundo. O oponente foi a Argentina de Diego Armando Maradona. A genialidade do Camisa 10 acabou fazendo a diferença e, em confronto disputado, os “Hermanos” venceram e se sagraram campeões pela segunda vez em sua história. Os argentinos chegaram a abrir dois gols de vantagem no placar com Brown e Valdano, os alemãs empataram com Rummenigge e Völler, mas os sul-americanos fecharam a conta com Burruchaga (3 a 2).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
O ‘troco’ da “Die Mannschaf” aconteceu justamente na edição seguinte, em 1990, disputada na Itália, quando superou a Seleção da Argentina, que ainda tinha Maradona, e se tornou tricampeã da Copa do Mundo, empatando com Brasil e Itália. Antes disso, a Seleção da Alemanha havia vencido em 1954, na Suíça, e em 1974, jogando em casa. Voltando ao Mundial de 86, era a 11ª participação alemã, lembrando que, por muitos anos, tinha a separação entre Ocidental e Oriental.
Eurocopa
No ciclo de quatro anos até a Copa do Mundo, a Seleção da Alemanha teve desafios pela frente, um deles a Eurocopa de 1984, disputada na França. Entretanto, diferente do Mundial, a campanha alemã no torneio europeu não foi nada positivo. A “Die Mannschaf” não saiu da fase de grupos, ficando em 3º na Chave B, com três pontos, atrás de Espanha (quatro pontos) e Portugal (quatro pontos), ambos classificados, e à frente apenas da Romênia (um ponto).
Eliminatórias Europeias
Para se garantir no Mundial do México, a Seleção Alemã disputou as Eliminatórias Europeias e conseguiu a vaga sem sustos, com a 1ª colocação do Grupo B, com 12 pontos. A chave era formada também por Portugal (10 pontos), que também se classificou à Copa do Mundo, além de Suécia (nove pontos), Tchecoslováquia (oito pontos) e Malta (um ponto), que ficaram pelo caminho. A Alemanha venceu cinco, empatou duas e perdeu uma ao longo da campanha, ainda com 22 gols marcados e nove sofridos, saldo positivo de 13.
Elenco da Seleção da Alemanha de 1986
Goleiros
- Harald Schumacher
- Uli Stein
- Eike Immel
Lateral-direito
- Thomas Berthold
Zagueiros
- Karlheinz Förster
- Matthias Herget
- Ditmar Jakobs
Laterais esquerdos
- Andreas Brehme
- Hans-Peter Briegel
Volantes
- Norbert Eder
- Klaus Augenthaler
- Olaf Thon
- Wolfgang Rolff
Meias
- Lothar Matthäus
- Pierre Littbarski
- Felix Magath
- Karl Allgöwer
Atacantes
- Rudi Völler
- Karl-Heinz Rummenigge
- Klaus Allofs
- Uwe Rahn
- Dieter Hoeneß
Técnico
- Franz Beckenbauer
VEJA A SELEÇÃO DA ARGENTINA DE 1986 E OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!