Em 2022, a Seleção Belga disputará a Copa do Mundo pela 14ª vez. A melhor sequência de participações em mundiais da Bélgica aconteceu entre entre 1982 e 2002 e, no meio delas, realizou sua segunda melhor campanha, quando ficou em 4º em 1986.
A melhor veio na edição passada, em 2018, quando ficaram na 3ª colocação. Inicialmente, os belgas se classificaram em 1º no Grupo G, com nove pontos, superando Inglaterra (seis pontos), Tunísia (três pontos) e Panamá (zero ponto). Nas oitavas de final eliminou o Japão (3 a 2).
Chegando nas quartas de final, teve pela frente ninguém menos que o Brasil e conseguiu a vaga novamente com uma vitória apertada (2 a 1). Na semifinal, no entanto, foi superada pela França (1 a 0), que viria a ser campeã. Na disputa pelo 3º lugar, os “Diabos Vermelhos” venceram a Seleção Inglesa (2 a 0).
Ainda sobre o comando do espanhol Roberto Martínez, a Seleção Belga buscará uma grande campanha novamente em 2022. No ciclo dos últimos quatro anos, os belgas disputaram competições continentais, começando pela Nations League, a Liga das Nações de 2018/2019. No entanto, não avançaram às finais.
Precisamente, a Bélgica ficou na 2ª posição do Grupo 2, com nove pontos, empatado com o líder Suíça, mas atrás no saldo de gols (nove x três). Os suíços avançaram e os belgas foram eliminados. A outra seleção da chave foi a Islândia (zero ponto). Na edição 2020/2021 a história foi diferente e a Seleção Belga conseguiu a liderança do Grupo 2, com 15 pontos.
Os outras seleções da chave eram Dinamarca (10 pontos), Inglaterra (10 pontos) e Islândia (zero ponto). Entretanto, os “Diabos Vermelhos” foram eliminados na semifinal para a França (3 a 2). Na decisão do 3º lugar, os belgas perderam para a Itália (2 a 1) e ficaram em 4º no torneio. Na edição atual, de 2022/2023, a Seleção Belga ficou em 2º no Grupo 4, com 10 pontos.
Na frente ficou a Holanda (16 pontos), e atrás ficaram Polônia (sete pontos) e País de Gales (um ponto). Na Eurocopa 2020, na Inglaterra, que foi disputada em 2021 por causa da pandemia de Covid-19, a Bélgica fez uma campanha mediana. Inicialmente, ficou em 1º no Grupo B, com nove pontos, à frente de Dinamarca (três pontos), Finlândia (três pontos) e Rússia (três pontos).
Nas oitavas de final, superou Portugal (1 a 0), mas caiu diante da Itália (2 a 1) nas quartas de final. Os italianos, inclusive, foram campeões logo em seguida. Quanto as Eliminatórias Europeias, a Seleção Belga garantiu vaga na Copa do Mundo de forma tranquila. Ficou na 1ª posição do Grupo E, com 20 pontos), superando País de Gales (15 pontos), República Tcheca (14 pontos), Estônia (quatro pontos) e Belarus (três pontos).
Os belgas fizeram uma campanha quase perfeita. Em 10 rodadas, venceram oito, empataram duas e não perderam nenhuma, com aproveitamento de 83%. Foram ainda 25 gols marcados e apenas seis sofridos, o que rendeu um saldo positivo de 19. Classificados, os “Diabos Vermelhos” estão no Grupo F do Mundial do Catar, acompanhado de Canadá, Marrocos e Croácia.
Elenco da Seleção Belga 2022
Goleiros
- Thibaut Courtois
- Simon Mignolet
- Koen Casteels
Laterais direitos
- Timothy Castagne
- Thomas Meunier
Zagueiros
- Toby Alderweireld
- Zeno Debast
- Arthur Theate
- Wout Faes
Laterais esquerdos
- Jan Vertonghen
Volantes
- Axel Witsel
- Leander Dendoncker
- Amadou Onana
Meias
- Kevin De Bruyne
- Youri Tielemans
- Charles De Ketelaere
- Hans Vanaken
Atacantes
- Romelu Lukaku
- Eden Hazard
- Michy Batshuayi
- Thorgan Hazard
- Jérémy Doku
- Yannick Carrasco
- Dries Mertens
- Loïs Openda
- Leandro Trossard
Técnico
- Roberto Martínez