Em 2022, a Seleção Saudita chegará na Copa do Mundo, a princípio, como coadjuvante num grupo com Argentina, México e Polônia, mas espera surpreender. Será a sexta participação dos árabes em mundiais, antes participando nas edições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2018.
A melhor campanha dos “Falcões Verdes” aconteceu justamente no primeiro Mundial, quando avançou à semifinal nos Estados Unidos. Na fase de grupos, ficou em 2º, com seis pontos, empatado com Holanda, a líder da chave, e a Bélgica, terceira colocada, com a diferenciação pelos critérios de desempate.
No mata-mata, os sauditas foram eliminados de cara para a Suécia (3 a 1). Nas demais edições que esteve até então, a Arábia Saudita não passou da fase de grupos em nenhuma. No ciclo para a Copa do Mundo, os árabes disputaram inicialmente a Copa da Ásia, em 2019, que ocorreu nos Emirados Árabes Unidos. A campanha, no entanto foi negativa.
Foram apenas o 3º colocado no Grupo B, com três pontos, atrás de China, com nove, e Uzbequistão, com seis, que avançaram às quartas de final da competição, enquanto a Seleção Saudita ficou pelo caminho. A Coreia do Norte, com nenhum ponto somado, ficou na lanterna da chave. Curiosamente, o campeão foi o Catar, de forma inédita, que será a sede da Copa do Mundo.
Os “Falcões Árabes” são o segundo maiores campeões da Copa da Ásia, com três títulos, nas edições de 1984, 1988 e 1996, atrás do Japão, que venceu quatro vezes. Posteriormente, a Arábia Saudita superou a campanha ruim no torneio brilhando nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo. Inicialmente, os sauditas entraram na segunda fase e sobraram.
Obtiveram um aproveitamento de 83.3%, com seis vitórias e dois empates em duas partidas, ainda com 22 gols marcados e quatro sofridos. Com isso, ficou na liderança do Grupo D, somando 20 pontos, à frente de Uzbequistão (15 pontos), Palestina (10 pontos), Cingapura (sete pontos) e Iêmen (cinco pontos). Os “Falcões Verdes” avançaram à terceira fase e se garantiram no Catar com 76.7% de aproveitamento.
Foram sete vitórias, dois empates e uma derrotas em 10 partidas, com 12 gols marcados e apenas seis sofridos. Com tudo isso, terminou na 1ª colocação, com 23 pontos, e assim conseguiu vaga direta para a Copa. Japão, em 2º, com 22, seguiu o mesmo caminho, enquanto a Austrália, com 15, foi para a fase de repescagem e avançou posteriormente. Na chave, Omã (14 pontos), China (seis pontos) e Vietnã (quatro pontos), ficaram pelo caminho.
Elenco da Seleção Saudita de 2022
Goleiros
- Mohammed Al-Owais
- Mohammed Al Yammi
- Nawaf Al-Aqeedi
Laterais direitos
- Mohammed Al-Burayk
- Sultan Al-Ghannam
- Saud Abdulhamid
Zagueiros
- Abdulelah Al-Amri
- Abdullah Madu
- Hassan Tambakti
- Ali Al-Boleahi
Laterais esquerdos
- Yasser Al-Shahrani
Volantes
- Ali Al-Hassan
- Nasser Al-Dawsari
- Riad Sharahili
- Abdullah Otayf
Meias
- Mohamed Kanno
- Sami Al-Najei
- Salman Al-Faraj
- Abdulelah Al-Malki
Atacantes
- Firas Al-Buraikan
- Fahad Al-Muwallad
- Haitham Asiri
- Hattan Bahebri
- Saleh Al-Shehri
- Salem Al-Dawsari
- Abdulrahman Al-Obood
Técnico
- Hervé Renard