Na Copa do Mundo 2022, a Seleção Polonesa tentará beliscar uma vaga no mata-mata, ocupando o Grupo C ao lado de Argentina, Arábia Saudita e México. Será a nona participação dos poloneses em mundiais, o segundo consecutivo. Em 2018, não foi nada bem e sequer passou da fase de grupos.
A Polônia somou apenas três pontos e ficou na lanterna da Chave H, atrás de Colômbia (seis pontos), Japão (quatro pontos) e Senegal (quatro pontos), respectivamente. Entre as nove vezes que jogou o Mundial, a “Alvirrubra” alcançou suas melhores campanhas nas edições de 1974 e 1982, quando foi 3º em ambas.
Na primeira citada, inclusive, superou seleções como Argentina, Itália e Brasil, esse último justamente na decisão do 3º lugar, com uma vitória magra (1 a 0), gol da estrela Grzegorz Lato. Inclusive, na campanha, ainda conseguiu uma sonora goleada sobre o Haiti (7 a 0). Na segunda, conseguiu a boa colocação sobre a França.
As “Águias Brancas” são comandadas pelo polonês Czesław Michniewicz, que assumiu no ano da Copa do Mundo, em janeiro, antes mesmo da Seleção Polonesa garantir a vaga. O português Paulo Sousa, que entregou o cargo em dezembro de 2021 para assumir o Flamengo, atitude que rendeu muitas críticas ao profissional na Polônia.
Antes do gajo, a “Alvirrubra” começou o ciclo de Copa do Mundo comandada por Jerzy Brzeczek, entre 2018 e 2021. Nos últimos quatro anos, a Seleção Polonesa disputou competições continentais, iniciando pela Nations League, a Liga das Nações, de 2018/2019. Na Liga A, os poloneses ficaram na última posição do Grupo 3, com três pontos, atrás de Portugal (oito pontos) e Itália (cinco pontos).
Na edição seguinte, em 2020/2021, a Polônia terminou em 3º no Grupo 1, com sete pontos, à frente da Bósnia e Herzegovina (dois pontos), que acabou rebaixada à Liga B. Enquanto isso, a Seleção Italiana foi a 1ª (12 pontos), classificada, e a Holanda ficou em 2º (11 pontos). Na edição em andamento 2022/2023, os poloneses ficaram em 3º na Chave 4, com sete pontos, à frente de País de Gales (um ponto), rebaixada à Liga B, e atrás de Holanda (16 pontos) e Bélgica (10 pontos).
Quanto a Eurocopa de 2021, disputada na Inglaterra, as “Águias Brancas” ficaram na lanterna do Grupo E, com apenas um ponto somado, atrás de Suécia (sete pontos), Espanha (cinco pontos) e Eslováquia (três pontos), respectivamente. Nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, a Seleção Polonesa foi a 2ª colocada na Chave I, com 26 pontos, e acabou na repescagem.
Sobre o grupo, a liderança foi da Seleção Inglesa (26 pontos), enquanto Albânia (18 pontos), Hungria (17 pontos), Andorra (seis pontos) e San Marino (zero ponto), ficaram logo atrás, nessa ordem. A adversária na semifinal seria a Rússia, mas a seleção foi punida pela Fifa pela Guerra na Ucrânia. A partir disso, os poloneses ganharam de W.O (3 a 0). Na decisão, a Seleção Polonesa venceu a Suécia (2 a 0) e pegou a vaga para o Catar.
Com campanhas medianas, trocas de técnicos e limitações no plantel, a Polônia chega com status de azarão para o Mundial. Entretanto, quando se tem um craque como Robert Lewandowski, que está entre os melhores atacantes da atualidade e de toda a história, tudo fica possível. Além dele, outros jogadores notáveis podem ajudar bastante, como Piotr Zieliński, Arkadiusz Milik e Krzysztof Piątek, por exemplo.
Elenco da Seleção Polonesa de 2022
Goleiros
- Wojciech Szczęsny
- Bartłomiej Drągowski
- Łukasz Skorupski
Laterais direitos
- Matty Cash
- Bartosz Bereszyński
- Robert Gumny
Zagueiros
- Mateusz Wieteska
- Jakub Piotr Kiwior
- Kamil Glik
- Artur Jedrzejczyk
- Jan Bednarek
Laterais esquerdos
- Nicola Zalewski
Volantes
- Grzegorz Krychowiak
- Krystian Bielik
Meias
- Piotr Zieliński
- Sebastian Szymański
- Szymon Zurkowski
- Damian Szymański
- Przemysław Frankowski
Atacantes
- Robert Lewandowski
- Krzysztof Piątek
- Arkadiusz Milik
- Karol Świderski
- Michal Skoras
- Kamil Grosicki
- Jakub Kamiński
Técnico
- Czesław Michniewicz