Na Copa do Mundo de 2022, a Seleção Mexicana chegará como candidata a avançar no Grupo C, que tem também Argentina, Arábia Saudita e Polônia. Será a 17ª participação dos mexicanos em mundiais, tendo sua melhor campanha nas edições de 1970 e 1986.
O México avançou às quartas de final em ambas as ocasiões, em casa, eliminado por Itália e Alemanha, respectivamente. Curiosamente, a “El Tri” vem de sete eliminações seguidas nas oitavas de final, assim como na edição passada, em 2018, na Rússia, quando caiu para o Brasil.
Depois disso, o técnico Juan Carlos Osório deixou “Os Astecas” e Gerardo Martino foi contratado para comandar o País rumo ao Mundial do Catar. Para chegar no torneio, a Seleção Mexicana enfrentou um ciclo de competições continentais. Inicialmente, disputou a Copa Ouro de 2019 e se sagrou campeã.
Na fase de grupos ficou na liderança, com nove pontos, à frente de Canadá, Martinica e Cuba, com direito a uma sonora goleada sobre os cubanos (7 a 0). Chegando nas quartas de final, teve dificuldade contra a Costa Rica. No tempo normal, um empate (1 a 1), mas os mexicanos avançaram nos pênaltis (5 a 4).
O adversário na semifinal foi o Haiti e a “La Tri” avançou de forma mais tranquila (1 a 1). Na final, quem estava pela frente era os Estados Unidos, que não conseguiu parar o México (1 a 0). O gol do título saiu dos pés do zagueiro Jonathan Dos Santos. Na edição seguinte, em 2021, o cenário se inverteu. Foram os estadunidenses que venceram na decisão, com gols de Miles Robinson, e se sagraram campeões.
As seleções se enfrentaram novamente na decisão da primeira divisão da Liga das Nações de 2019/2020. Anteriormente, a Seleção Mexicana se classificou em 1º no Grupo B, com 12 pontos, superando Panamá e Bermudas. Na semifinal, encarou a Costa Rica e novamente não passou nos 90 minutos (0 a 0). Porém, os mexicanos voltaram a avançar nas penalidades (5 a 4). Na final, a Seleção Estadunidense levou a melhor novamente (3 a 2).
Quanto as Eliminatórias para a Copa do Mundo, o México entrou no octogonal final e protagonizou uma ótima campanha. Precisamente, ficou na 2ª colocação, com 28 pontos, empatado com o líder Canadá, só que atrás nos critérios de desempate. Os outros adversários foram Estados Unidos, Costa Rica, Panamá, Jamaica, El Salvador e Honduras. A Seleção Mexicana somou oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas em 14 partidas, com 17 gols marcados e nove sofridos, ficando com 66.7% de aproveitamento.
No começo do ano, houve preocupação entre os mexicanos de uma possível punição da Fifa pela briga generalizada e cenas de selvageria entre torcedores do Querétaro e Atlas, pelo Campeonato Mexicano. Temia-se que a seleção pudesse ser impedida de disputa o Mundial do Catar, um trauma causado pela Copa de 1990, na Itália. Na época, não puderam participar por causa dos dois anos de suspensão pela escalação de jogadores com idade adulteradas em competições de base.
Além disso, havia o mede de que o episódio atrapalhasse que o País seguisse como sede do Mundial de 2026, em conjunto com Estados Unidos e Canadá. Entretanto, a entidade não quis se envolver no caso e o México estará na Copa do Mundo. No fim das contas, a punição para os clubes foi branda, o que gerou revolta entre os mexicanos e motivou o movimento “México Sin Mundial”, em português “México Sem Mundial”, além da “Grita Put@”, que apoio o famoso grito homofóbico nos tiros de meta dos goleiros.
Com isso, os torcedores queriam provocar a exclusão dos “Los Aztecas”. O protesto seria numa partida contra os Estados Unidos, no Estádio Azteca, pela última rodada das Eliminatórias, mas não surtiu efeito e a Seleção Mexicana está garantida no Mundial, na expectativa para fazer uma boa campanha, quem sabe, melhor que nas edições anteriores.
Elenco da Seleção Mexicana de 2022
Goleiros
- Guillermo Ochoa
- Rodolfo Cota
- Alfredo Talavera
Laterais direitos
- Kevin Álvarez
- Jorge Sánchez
Zagueiros
- Néstor Araujo
- Héctor Moreno
- César Montes
- Johan Vásquez
Laterais esquerdos
- Gerardo Arteaga
- Jesús Gallardo
Volantes
- Luis Chávez
- Héctor Herrera
- Edson Álvarez
Meias
- Andrés Guardado
- Orbelín Pineda
- Érick Gutiérrez
- Luis Romo
- Carlos Rodríguez
Atacantes
- Raúl Jiménez
- Hirving Lozano
- Alexis Vega
- Uriel Antuna
- Rogelio Funes Mori
- Roberto Alvarado
- Henry Martín
Técnico
- Gerardo Martino