Uma das mais tradicionais do planeta, a Seleção da Holanda chegou na Copa do Mundo de 2022 mirando seu primeiro título na história. Embora tenha um plantel recheado de grandes nomes, os holandeses não estavam entre os favoritos.
A “Laranja Mecânica” voltou a disputar um Mundial após ter ficado de fora em 2018, na Rússia. Foi a 11ª participação dos europeus na competição e suas melhores campanhas foram em 1974, 1978 e 2010, quando ficaram com o vice-campeonato.
Em 74, a Seleção Holandesa perdeu para Alemanha, na sequência, em 78, foi superada pela Argentina e, por último, ficou no quase diante da Espanha. Nas duas primeiras vezes, a seleção tinha o “Carrossel Holandês”, uma das mais aclamadas equipes da história, com um futebol envolvente e a classe de Johan Cruyff.
A Seleção da Holanda realizou um ciclo de Copa do Mundo com altos e baixos. Na Liga das Nações fez uma grande na edição de 2018/2019, quando foi vice-campeã para Portugal. Entretanto, em 2020/2021 sequer passou da primeira fase. Precisamente, terminou em 2º na chave, com 11 pontos, um a menos que a Itália, que com 12 ficou em 1º e avançou ao mata-mata.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Na edição em andamento, a Seleção da Holanda lidera o o Grupo 3 com 10 pontos, três a mais que a Bélgica, com sete. Polônia e País de Gales, nessa ordem, completam a chave. Na Eurocopa 2020, os holandeses começaram muito bem ficando em 1º no Grupo C, com nove pontos.
Áustria (seis pontos), Ucrânia (três pontos) e Macedônia do Norte (zero ponto) completaram a chave. Entretanto, a “Laranja Mecânica” não passou das oitavas de final, isso porque foi eliminada pela República Tcheca (2 a 0), que havia se classificado em 3º no Grupo D, com quatro pontos.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Sobre as Eliminatórias Europeias, a seleção de Louis van Gaal se classificou à Copa do Mundo de forma direta, em 1º na Chave E, com 23 pontos. Os oponentes foram Turquia (21 pontos), Noruega (18 pontos), Montenegro (12 pontos), Letônia (nove pontos) e Gibraltar (zero ponto). Foram sete vitórias, dois empates e uma derrota, com 33 gols marcados e oito sofridos, saldo positivo de 25.
Copa do Mundo
Conforme esperado, a Seleção Holandesa sobrou na Chave A da Copa do Mundo. Os holandeses venceram Senegal (0 a 2), empataram com o Equador (1 a 1) e superaram o Catar (2 a 0). Com isso, a Holanda se classificou em 1º, com sete pontos, seguida por senegaleses (seis pontos), equatorianos (quatro pontos) e catari (zero ponto).
No mata-mata, a “Laranja Mecânica” superou os Estados Unidos nas oitavas de final (3 a 1), mas foi eliminada nas quartas de final. O oponente era a Argentina, que viria ser campeã posteriormente. No tempo normal, as seleções empataram (2 a 2), mas os sul-americanos foram melhores nas penalidades (3 a 4).
Elenco da Seleção Holandesa de 2022
Goleiros
- Justin Bijlow
- Andries Noppert
- Remko Pasveer
Laterais direitos
- Denzel Dumfries
- Jeremie Frimpong
Zagueiros
- Virgil van Dijk
- Stefan de Vrij
- Matthijs de Ligt
- Nathan Aké
- Jurrien Timber
Laterais esquerdos
- Daley Blind
- Tyrell Malacia
Volantes
- Teun Koopmeiners
- Marten de Roon
Meias
- Frenkie de Jong
- Kenneth Taylor
- Xavi Simons
- Steven Berghuis
- Davy Klaassen
Atacantes
- Memphis Depay
- Steven Bergwijn
- Luuk De Jong
- Cody Gakpo
- Wout Weghorst
- Noa Lang
- Vincent Janssen
Técnico
- Louis van Gaal
VEJA SELEÇÕES DA COPA DO MUNDO DE 2022 E DE OUTRAS EDIÇÕES!