Campeã na última edição, em 2018, na Rússia, a Seleção Francesa chegará na Copa do Mundo de 2022, no Catar, novamente entre os favoritos para levantar o troféu. Analisando o plantel e trabalho a longo prazo de Didier Deschamps, a França pode ser colocada como principal postulante ao título mundial.
Será a 16ª participação dos franceses em Copas do Mundo. Além da edição passada, os “Les Blues” ou “Os Azuis”, já haviam conquistado o Mundial de 1998, jogando em casa, ou seja, são bicampeões e vão em busca do terceiro. A França ainda foi vice-campeã em 2006 e terceira colocada em 1958 e 1986.
Na edição passada, a “L’Equipe Tricolore”, a “Equipe Tricolor”, se sagrou campeã goleando da Croácia (4 a 2) na decisão. Inclusive, o plantel atual da Seleção Francesa é formado por muitos remanescentes, casos, por exemplo, de Kylian Mbappé, Paul Pogba e N’golo Kanté. Outro destaque francês, Karim Benzema não estava presente por questões extracampo.
Os franceses disputaram competições continentais nesse ciclo de Copa do Mundo. Inicialmente, teve pela frente a Nations League, a Liga das Nações, em 2018/2019. Entretanto, nessa primeira, “Os Azuis” não se saíram bem, ficando em 2º no Grupo 1 da Liga A, com sete pontos, mesma pontuação da líder Holanda, mas atrás no saldo de gol. A Alemanha, com dois pontos, ficou na lanterna da chave.
Na edição de 2020/2021, a história foi completamente diferente. A Seleção Francesa estava no Grupo 3 da Liga A, e terminou na liderança, com 16 pontos, à frente de Portugal (13 pontos), Croácia (três pontos) e Suécia (três pontos). Na semifinal, os franceses tiveram pela frente a Bélgica e avançaram vencendo sem facilidade (3 a 2). Na decisão, a França se sagrou campeã do torneio pela primeira vez com uma vitória de virada sobre a Espanha (2 a 1).
Quanto a edição em andamento (2022/2023), no entanto, a Seleção Francesa lutou para não cair à Liga B do torneio. No fim, ficou na 3ª posição do Grupo 1, com cinco pontos, atrás da Croácia (13 pontos) e Dinamarca (12 pontos), e à frente da Áustria (quatro pontos), que acabou rebaixada. Na Eurocopa 2021, na Inglaterra, a “Equipe Tricolor” não foi bem e caiu ainda nas oitavas de final para a Suíça nos pênaltis.
O confronto terminou empatado no tempo normal (3 a 3) e os suíços levaram a melhor nas penalidades (5 a 4), eliminação que gerou uma crise na França envolvendo algumas estrelas do elenco, num conflito de egos, como Kylian Mbappé, que perdeu uma das cobranças. Sobre as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, a Seleção Francesa ficou no Grupo D, terminou em 1º, com 18 pontos, e se garantiu no Catar.
Logo atrás ficaram Ucrânia (12 pontos), Finlândia (11 pontos), Bósnia (sete pontos) e Cazaquistão (três pontos). Os ucranianos foram para a repescagem, chegaram a passar da semifinal diante da Escócia (3 a 0), mas não passaram de País de Gales (1 a 0). “Os Azuis” estão no Grupo D da Copa do Mundo, junto com Dinamarca, Austrália e Tunísia. Caberá ao técnico Didier Deschamps, que está no comando desde 2012, controlar as vaidades do elenco em busca do tricampeonato mundial.
Elenco da Seleção Francesa de 2022
Goleiros
- Hugo Lloris
- Steve Mandanda
- Alphonse Aréola
Laterais direitos
- Benjamin Pavard
Zagueiros
- William Saliba
- Raphaël Varane
- Lucas Hernández
- Jules Koundé
- Ibrahima Konaté
- Dayot Upamecano
Laterais esquerdos
- Theo Hernández
Volantes
- Eduardo Camavinga
- Mattéo Guendouzi
- Aurélien Tchouaméni
Meias
- Jordan Veretout
- Adrien Rabiot
- Youssouf Fofana
Atacantes
- Kylian Mbappé
- Olivier Giroud
- Antoine Griezmann
- Ousmane Dembélé
- Randal Kolo Muani
- Kingsley Coman
Técnico
- Didier Deschamps