Na Copa do Mundo de 2022, a Seleção Australiana entrará visando uma vaga no mata-mata, assim como em 2006, na Alemanha, quando avançou às oitavas de final e foi eliminada pela Itália (1 a 0). Na ocasião, passou em 2º no Grupo F, com quatro pontos, ficando atrás do Brasil (nove pontos), e à frente de Croácia (dois pontos) e Japão (um ponto).
Curiosamente, foi eliminada para a futura campeã do torneio. Será a sexta participação da Austrália em mundiais. Além de 2006, citada antes, participou em 1974, 2010, 2014 e 2018, ou seja, vai ser também a quinta presença consecutiva em Copas do Mundo. Na última campanha, na Rússia, ficou em 4º no Grupo C, com apenas um ponto, atrás de França (sete pontos), Dinamarca (cinco pontos) e Peru (três pontos).
Os “Socceroos” são comandados por Graham Arnold, que assumiu após a participação em 2018. Nesse ciclo de Copa, disputaram inicialmente a Copa da Ásia de 2019. Nela, realizaram uma campanha média. Na fase de grupos, ficou na 2ª colocação da Chave B, com seis pontos, ficando atrás da Jordânia (sete pontos), e à frente de Palestina (dois pontos) e Síria (um ponto). No mata-mata, superou o Uzbequistão nos pênaltis (4 a 2) depois de empatar sem gols no tempo normal.
Entretanto, nas quartas de final, a Austrália foi eliminada pelo anfitrião Emirados Árabes Unidos com uma derrota simples (1 a 0) e se despediu da competição. Posteriormente, teve pela frente as Eliminatórias Asiáticas para o Mundial do Catar e não conseguiu a vaga de forma direta. Inicialmente, na segunda fase, ficou na liderança do Grupo B, com 24 pontos.
Com isso, passou de fase superando Kuwait (14 pontos), Jordânia (14 pontos), Nepal (seis pontos) e Taiwan (0 ponto). Em seguida, a Seleção Australiana chegou à terceira fase e não conseguiu repetir a mesma campanha, agora contra adversários mais qualificados. Precisamente, terminou na 3ª posição no Grupo B, somando um total de 15 pontos.
Os australianos ficaram atrás de Arábia Saudita (23 pontos) e Japão (22 pontos), ambos que conseguiram vaga direta, e à frente de Omã (14 pontos), China (seis pontos) e Vietnã (quatro pontos). Na repescagem, o adversário foi os Emirados Árabes Unidos e, diferente da Copa da Ásia, desta vez a Austrália levou a melhor (2 a 1). Depois, encarou o Peru, levou a melhor nos pênaltis (5 a 4) após empate sem gols no tempo normal (0 a 0) e se garantiu a classificação à Copa do Mundo 2022, no Grupo D, com França, Dinamarca e Tunísia.
Elenco da Seleção Australiana de 2022
Goleiros
- Mathew Ryan
- Andrew Redmayne
- Danny Vukovic
Laterais direitos
- Nathaniel Atkinson
- Fran Karačić
Zagueiros
- Bailey Wright
- Miloš Degenek
- Thomas Deng
- Harry Souttar
- Kye Rowles
Laterais esquerdos
- Aziz Behich
- Joel King
Volantes
- Keanu Baccus
- Cameron Devlin
Meias
- Jackson Irvine
- Ajdin Hrustic
- Riley McGree
- Aaron Mooy
Atacantes
- Mitchell Duke
- Martin Boyle
- Mathew Leckie
- Jamie Maclaren
- Garang Kuol
- Craig Goodwin
- Jason Cummings
- Awer Mabil
Técnico
- Graham Arnold