Em 1994, a Seleção Colombiana participou de sua terceira Copa do Mundo. Antes disso, a Colômbia esteve nas edições de 1962, no Chile, e 1990, na Itália, quando foi desclassificada na primeira fase e oitavas de final, consecutivamente. Para os Estados Unidos, os sul-americanos tinham a seu uma geração estrelada, mas que não correspondeu às expectativas.
Carlos Valderrama, Faustino Asprilla, Freddy Rincon são alguns dos craques que representavam os “Los Cafeteros” no Mundial. Além do elenco em si, o próprio desempenho no ciclo de quatro anos empolgou bastante, o que será aprofundado mais adiante. No torneio, a Seleção da Colômbia foi eliminada ainda na fase de grupos, isso levando em conta que chegou a ser apontada como uma das favoritas a ser campeã.
Precisamente, os colombianos ficaram em último lugar no Grupo A da Copa do Mundo de 1994, com apenas três pontos somados, em uma vitória e duas derrotas, com quatro gols marcados e cinco sofridos, saldo negativo de um. O aproveitamento foi de 33%. Completaram a chave a Romênia (seis pontos), Suíça (quatro pontos) e Estados Unidos (quatro pontos).
A Seleção Colombiana perdeu para os romenos na estreia (3 a 1), e para os estadunidenses no jogo seguinte (2 a 1). Na despedida, venceu a Suíça (2 a 0), mas já era tarde demais. No segundo revés, diante dos norte-americanos, ficou marcado na história o gol contra de Andrés Escobar, que foi crucial para o resultado. Pouco tempo depois da Copa do Mundo, o zagueiro, apelidado de “El Elegante”, foi assassinado a tiros e o fato é ligado à saída da Colômbia do Mundial.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Nos anos seguintes, os “Los Cafeteros” disputaram outras três Copas do Mundo, totalizando seis na história. Na primeira, em 1998, na França, os colombianos voltaram a não passar da fase de grupos, mas, na segunda, em 2014, no Brasil, a seleção sul-americana fez história alcançando, pela primeira vez, as quartas de final. Na ocasião, a Seleção da Colômbia foi eliminada pelos anfitriões (2 a 1). Quanto a terceira, em 2018, na Rússia, a “La Tricolor” parou nas oitavas de final.
Copa América
Voltando ao assunto Copa do Mundo de 1994, como destacado antes, a caminha até o Mundial foi muito positiva e começou pela Copa América de 1991, disputada no Chile. Inicialmente, a Colômbia ficou com a 1ª posição no Grupo B, com cinco pontos, superando Brasil (cinco pontos), Uruguai (cinco pontos), Equador (três pontos) e Bolívia (dois pontos). No Grupo Final, no entanto, terminou em último, com apenas um ponto, ficando atrás da campeã Argentina (cinco pontos), Seleção Brasileira (quatro pontos) e os anfitriões (dois pontos).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
O torneio foi disputado novamente em1993, no Equador. Os “Los Cafeteros” ficaram em 1º no Grupo C, com quatro pontos, superando a Seleção Argentina (quatro pontos), México (dois pontos) e Seleção Boliviana (dois pontos). Nas quartas de final, a Seleção Colombiana venceu a Seleção Uruguaia nos pênaltis (5 a 3), após empate no tempo normal (1 a 1). Na semifinal, diante da “Albiceleste”, os colombianos ficaram pelo caminho nas penalidades (6 a 5), depois de um empate sem gols nos 90 minutos (0 a 0). Na decisão do 3º lugar, a Colômbia superou o Equador (1 a 0).
Eliminatórias da América do Sul
Para garantir vaga na Copa do Mundo de 1994, a Seleção da Colômbia disputou as Eliminatórias da América do Sul e se classificou na 1ª posição, com 10 pontos, superando a Argentina (sete pontos), que também avançou ao Mundial, além de Paraguai (seis pontos) e Peru (um ponto). Foram quatro vitórias e dois empates, ainda com 13 gols marcados e apenas dois sofridos. Entre os resultados, está uma sonora goleada sobre a Seleção Argentina (5 a 0), em pleno Monumental de Nuñez, resultado que ficou marcado na história do confronto.
Elenco da Seleção da Colômbia de 1994
Goleiros
- Óscar Córdoba
- Faryd Mondragón
- José Pazo
Laterais direitos
- Wilson Pérez
- Luis Herrera
Zagueiros
- Andrés Escobar
- Luis Carlos Perea
- Alexis Mendoza
Lateral esquerdo
- Néstor Ortiz
Volantes
- Leonel Álvarez
- Mauricio Serna
Meias
- Carlos Valderrama
- Freddy Rincón
- Hárold Lozano
- Hermán Gaviria
- Gabriel Gómez
- Óscar Cortés
Atacantes
- Faustino Asprilla
- Adolfo Valencia
- Anthony de Ávila
- Iván Valenciano
- Víctor Aristizábal
Técnico
- Francisco Maturana
VEJA OS ELENCOS DE CAMPEÃS DO MUNDO!