Na Copa do Mundo de 2014, a Argentina poderia ter conquistado o título com um gostinho ainda mais especial pelo fato do Mundial ter sido disputado no Brasil, seu arquirrival. Mas a realidade foi diferente, o que significou tristeza para os “Hermanos” e alívio para os brasileiros.
A Seleção Argentina ficou no Grupo F, junto com a Nigéria, Irã e Bósnia e Herzegovina, oponentes teoricamente fracos, mas na prática não foi bem assim. Na partida de estreia enfrentou a Bósnia e Herzegovina e venceu (2 a 1). No segundo jogo, encarou o Irã, e o time sul-americano venceu pelo placar mínimo, com gol de Messi nos acréscimos. Já no último confronto desta fase tomou uma virada, mas conseguiu reverter o resultado (3 a 2), mais uma vez com brilho de seu maior craque.
Nas oitavas de final, os “Hermanos” teve que superar o ferrolho suíço, e não foi nada fácil. O gol da vitória saiu apenas aos 118 minutos, nos pés de Di Maria. A seleção europeia ainda acertou uma bola na trave, mas não balançou as redes (1 a 0).
Como já era de costume, nas quartas de final outro jogo duro, agora contra a Bélgica. Porém, diferente das partidas anteriores, o gol da Seleção da Argentina saiu logo aos 8’, com o Higuaín. A Argentina conseguiu se segurar e manteve o placar (1 a 0).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Mais uma seleção europeia estava no caminho dos argentinos, até então era a atual vice-campeã, Holanda. Talvez tenha sido o jogo mais amarrado das equipes, nenhum dos times conseguiram balançar as redes, então o resultado foi decidido nos pênaltis. Logo de cara, Ron Vlaar perdeu sua chance. Na quarta cobrança, Sneijder foi outra a errar. Todos os sul-americanos converteram, avançando à final para a final após 24 anos.
Com chance de ouro para ser campeão Mundial, a Seleção Argentina teve mais uma vez a Alemanha em seu caminho, repetindo a sua última final (1990). O cenário foi tão parecido que até o resultado foi o mesmo.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
A final foi complicada, mas, no início do jogo, Higuaín até marcou, mas o tento foi anulado por impedimento. Um pouco mais tarde, Gonzalo voltou a ter uma nova chance para balançar a rede, ficou de frente contra o Neuer, mas não conseguiu superar o goleiro.
O tempo regulamentar acabou empatado (0 a 0), mas, antes disso, um histórico jogador havia entrado em campo aos 88 minutos, caso de Mario Götze. Ele foi o responsável de marcar o gol aos 113 minutos, decretando o tetracampeonato da Seleção da Alemanha.
Elenco da Seleção Argentina de 2014
Goleiros
- Agustín Orión
- Sergio Romero
- Mariano Andújar
Laterais direitos
- Pablo Zabaleta
Zagueiros
- Ezequiel Garay
- Hugo Campagnaro
- Martín Demichelis
- Federico Fernández
- José María Basanta
Laterais esquerdos
- Marcos Rojo
Volantes
- Fernando Gago
- Lucas Biglia
- Enzo Pérez
- Javier Mascherano
Meias
- Augusto Fernández
- Maxi Rodríguez
- Ricky Álvarez
Atacantes
- Ángel Di Maria
- Gonzalo Higuaín
- Lionel Messi
- Sergio Agüero
- Rodrigo Palacio
- Ezequiel Lavezzi
Técnicos
- Alejandro Sabella