Em 1934, a Copa do Mundo era disputada pela segunda vez, mas era a primeira participação da Seleção da Tchecoslováquia, desde 1993 dividida entre República Tcheca e Eslováquia. Aquela edição aconteceu na Itália e serviu como uma grande máquina de propaganda para o ditador fascista Benito Mussolini. A Suécia seria a sede, mas desistiu por causa de uma crise financeira.
Não apenas o fato de ter acontecido em solo italiano potencializou o “Duce”, mas também o título ter ficado com a “Azzurra”. Campeão na primeira edição, jogando em casa, o Uruguai boicotou o Mundial da Itália. A opção em não participar do torneio, mesmo com grandes chances levar a Jules Rimet novamente, foi pela não participação de muitas seleções do Velho Continente em 1930.
A Seleção Tchecoslovaca começou a Copa do Mundo passando sufoco para superar a Romênia nas oitavas de final (2 a 1). O cenário se repetiu nas quartas de final, quando a Tchecoslováquia venceu a Suíça (3 a 2). Curiosamente, o confronto mais tranquilo no placar foi contra a Alemanha, quando os tchecoslovacos venceram com dois gols de vantagem (3 a 1). Com isso, a seleção europeia se classificou à final.
O adversário na decisão foi a Itália e foi um confronto muito disputado. As seleções empatavam sem gols até a reta final da partida, até quando a Seleção da Tchecoslováquia saiu na frente com Antonín Puč, restando apenas 19 minutos para o fim. A Tchecoslováquia seguiu na liderança do resultado por 10 minutos, até que Raimundo Orsi deixou tudo igual e assim terminou os 90 minutos, o que levou a final para a prorrogação.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Aos 5 minutos do tempo extra, a Seleção Italiana conseguiu a virada com Angelo Schiavio, e assim terminou o jogo (2 a 1) e a “Azzurra” se sagrou campeã da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. Existe uma teoria de que, antes da decisão, o árbitro sueco Ivan Eklind e integrantes do alto escalão da FIFA, jantaram com Mussolini. Inclusive, antes do jogo, o árbitro e seus auxiliares fizeram a saudação fascista ao “Duce”. Com a bola rolando, alguns lances questionáveis aconteceram.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Sem o troféu, a Seleção da Tchecoslováquia teve o artilheiro do torneio, caso de Oldřich Nejedlý, que balançou as redes cinco vezes. O craque da Copa do Mundo foi Giuseppe Meazza, que com apenas 20 anos foi o cérebro da Itália em 34, e ainda esteve no bicampeonato quatro anos depois, em 1938, na França. O “Pepino” é tido como um dos principais jogadores italianos da história e, inclusive, nomeia o estádio da Inter de Milão, onde é ídolo.
Dr. Gero Cup International
Na caminhada até a Copa do Mundo, a Seleção Tchecoslovaca disputou a Dr. Gero International Cup, também conhecida como Copa Internacional das Nações Europeias, que reunia seleções da Europa Central e Sul, entre 1927 e 1960. Na edição de 1931 a 1932, os tchecoslovacos não se saíram bem. Precisamente, terminaram em 4º, com sete pontos, atrás da campeã Áustria (11 pontos), Itália (nove pontos) e Hungria (oito pontos). A Suíça completou a classificação (cinco pontos).
Posteriormente, a Tchecoslováquia repetiu a campanha na edição de 1933 a 1935, ficando em quarto, agora com oito pontos somados, atrás da campeã Itália (11 pontos), Áustria (nove pontos) e Hungria (nove pontos). Novamente, a Suíça completou a tabela (três pontos). Curiosamente, os adversários na final da Copa do Mundo de 34, se enfrentaram quatro vezes nas duas edições da Dr. Gero International Cup, com duas vitórias dos tchecoslovacos, uma vitória italiana e um empate.
Eliminatórias
Para se garantir no Mundial da Itália, a Tchecoslováquia precisou disputar as Eliminatórias, e ficou no Grupo 5, com apenas um adversário, a Polônia. Era no formato de ida e volta, e o primeiro jogo aconteceu em Varsóvia, capital polonesa. Os tchecoslovacos venceram os mandantes com gols de Josef Silný e František Pelcner, e Henryk Martyna anotou para os polacos (2 a 1). Os derrotados desistiram do outro confronto e a Seleção Tchecoslovaca se classificou à Copa do Mundo.
Elenco da Seleção da Tchecoslováquia de 1934
Goleiros
- František Plánička
- Čestmír Patzel
Zagueiros
- Josef Ctyroky
- Jaroslav Burgr
- Ladislav Ženíšek
- Ferdinand Daucik
Volantes
- Stefan Cambal
- Jaroslav Bouček
Meias
- Josef Košťálek
- Vlastimil Kopecký
- Rudolf Krčil
- Antonín Vodička
- Adolf Šimperský
Atacantes
- Jiří Sobotka
- Oldřich Nejedlý
- František Svoboda
- Frantisek Junek
- Antonín Puč
- Géza Kalocsay
- František Šterc
- Josef Silný
- Erich Srbek
Técnico
- Karel Petru
VEJA A SELEÇÃO DA ITÁLIA DE 1934 E OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!