Em 2022, a Seleção Marroquina disputou sua sexta Copa do Mundo. Antes disso, os africanos estiveram nas edições de 1970, 1986, 1994, 1998 e 2018. Portanto, foi a segunda participação consecutiva.
Na Rússia, o Marrocos ficou na 4ª colocação do Grupo B, com apenas um ponto, ficando atrás de Espanha (cinco pontos), Portugal (cinco pontos) e Irã (quatro pontos). Sua melhor campanha aconteceu em 1986, quando chegou às oitavas de final e caiu para a Alemanha (1 a 0).
Anteriormente, a Seleção Marroquina havia ficado em 1º no Grupo F, com quatro pontos, superando Inglaterra (três pontos), Polônia (três pontos) e Portugal (dois pontos). Assim como em 2018, não passou da fase de grupos em 1970, 1994 e 1998.
Os marroquinos chegaram na Copa do Mundo do Catar com mudança inesperada no comando. O bósnio Vahid Halilhodzic deixou o cargo três meses antes da competição. O motivo foi o acumulo de desavenças com estrelas do time, como Noussair Mazraoui, do Bayern de Munique, da Alemanha, Amine Harit, do Olympique de Marselha, da França, e Hakim Ziyech, do Chelsea, da Inglaterra.
Curiosamente, essa foi a terceira vez que aconteceu isso com o técnico. Em 2010, com a Costa do Marfim, e em 2018 com o Japão, Halilhodzic também conseguiu vaga nas Copas, mas deixou o cargo meses depois por causa de problemas com os elencos. A exceção foi em 2014, quando foi longe com a Argélia em solo brasileiro, caindo nas oitavas de final para a Seleção Alemã, que posteriormente se sagrou campeã.
O bósnio conseguiu ótimos números à frente dos “Leões do Atlas”. Foram 30 jogos desde 2019, com 20 vitórias, três derrotas e sete empates, com participação na Copa Africana das Nações de 2019 e 2021, Copa das Nações Árabes de 2021, além das Eliminatórias Africanas. O substituto foi o marroquino Walid Regragui.
Contextualizando a caminhada da Seleção Marroquina para o Mundial, destaca-se primeiro a campanha na Copa Africana das Nações de 2019. Os marroquinos sobraram no D ficando em 1º, com nove pontos, à frente de Costa do Marfim (seis pontos), África do Sul (três pontos) e Namíbia (zero ponto). Entretanto, caiu nas oitavas de final para Benin nos pênaltis (4 a 1) após empate no tempo normal (1 a 1).
Na edição de 2021, o Marrocos voltou a iniciar bem e liderou o Grupo C, com sete pontos, superando Gabão (cinco pontos), Comores (três pontos) e Gana (um ponto). Nas oitavas de final, superou Malaui (2 a 1), mas caiu nas quartas de final para o Egito (2 a 1). Na Copa das Nações Árabes, os marroquinos ficaram em 1º no Grupo C, com nove pontos.
Logo atrás vieram Jordânia (seis pontos), Arábia Saudita (um ponto) e Palestina (um ponto). Entretanto, o Marrocos foi eliminada ainda nas quartas de final superado pela Argélia (3 a 2), que mais tarde viria a ser o campeão do torneio.
Chegando nas Eliminatórias Africanas, a Seleção Marroquina ficou em 1º no Grupo I, com 18 pontos, superando Guiné-Bissau (seis pontos), Guiné (quatro pontos) e Sudão (três pontos). Foram seis vitórias em seis partidas, aproveitamento de 100%, com 20 gols marcados e apenas um sofrido, saldo positivo de 19.
Na fase final, teve a República Democrática do Congo como adversário na disputa pela vaga na Copa do Mundo. No jogo de ida, fora de casa, ficou no empate (1 a 1), e na volta goleou o oponente (4 a 1) e se classificou para o Catar. Os “Leões do Atlas” ficaram no Grupo F, com Bélgica, Canadá e Croácia.
Copa do Mundo
Inicialmente tratada sem muita expectativa, a Seleção do Marrocos foi a sensação da Copa do Mundo. Surpreendendo a todos, os marroquinos somaram atuações consistentes e beliscaram a liderança da chave, com sete pontos. Croácia (cinco pontos), Bélgica (quatro pontos) e Canadá (zero ponto) completaram.
Nas oitavas de final, a seleção africana superou a Espanha, que fazia uma boa campanha. O jogo terminou empatado sem gols nos 90 minutos e prorrogação, o que levou a decisão da vaga para os pênaltis. Com 0% de aproveitamento espanhol (3 a 0), Marrocos avançou às quartas de final pela primeira vez na história.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O adversário nas quartas de final era Portugal, que contava com uma geração talentosa e a experiência de craques como Cristiano Ronaldo e Pepe. Porém, os europeus não foram capazes de parar a Seleção Marroquina, que se classificou com uma vitória simples (1 a 0). Na semifinal, porém, os africanos não foram páreos para a atual campeã França.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Precisamente, os franceses venceram e avançaram à final (2 a 0). Com isso, a Seleção do Marrocos disputou o 3º lugar da Copa do Mundo com a Croácia, sua adversária na fase de grupos. Diferente do primeiro empate sem gols (0 a 0), desta vez os croatas venceram (2 a 1) e deixaram a seleção africana com a 4ª colocação, um feito inédito para uma seleção africana.
Elenco da Seleção Marroquina de 2022
Goleiros
- Yassine Bounou
- Munir Mohand Mohamedi
- Ahmed Reda Tagnaouti
Laterais direitos
- Achraf Hakimi
- Noussair Mazraoui
Zagueiros
- Nayef Aguerd
- Badr Benoun
- Jawad El Yamiq
- Romain Saiss
- Achraf Dari
Laterais esquerdos
- Yahia Attiyat Allah
Volantes
- Sofyan Amrabat
- Yahya Jabrane
- Azzedine Ounahi
Meias
- Hakim Ziyech
- Abdelhamid Sabiri
- Bilel El Khanouss
- Ilias Chair
- Selim Amallah
Atacantes
- Youssef En-Nesyri
- Abderazak Hamdallah
- Walid Cheddira
- Zakaria Aboukhlal
- Anass Zaroury
- Ez Abde
- Sofiane Boufal
Técnico
- Walid Regragui