Em 2022, a Seleção Japonesa está indo para sua sétima Copa do Mundo, todas de forma consecutiva. A primeira participação aconteceu em 1998 e, desde então, os japoneses são figuras carimbadas em mundiais.
O Japão conseguiu suas melhores campanhas nas edições de 2002, quando foi uma das sedes, 2010 e 2018, quando chegou nas oitavas de final do torneio. Na primeiro caiu para a Turquia, na segunda diante do Paraguai e na última contra a Bélgica.
Se aprofundando na última participação, os “Samurais Azuis” por pouco não fizeram história. No jogo contra os belgas, a Seleção Japonesa saiu na frente chegou a abrir vantagem no placar (2 a 0), mas levou a virada dos europeus (3 a 2) e não avançou às quartas de final pela primeira vez em sua história.
A seleção asiática é comandada por Hajime Moriyasu desde 2018 e não terá vida fácil no Catar. Precisamente, está situada no Grupo E da Copa do Mundo ao lado de Espanha, Costa Rica e Alemanha. No ciclo de quatro anos, os japoneses disputaram competições continentais.
Na Copa da Ásia de 2019, disputada nos Emirados Árabes Unidos, os “Samurais Azuis” protagonizaram uma grande campanha. Ficaram em 1º no Grupo F, somando nove pontos, superando Uzbequistão (seis pontos), Omã (três pontos) e Turcomenistão (zero ponto). No mata-mata, passou por Arábia Saudita (1 a 0), Vietnã (1 a 0) e Irã (3 a 0), nas oitavas de final, quartas de final e semifinal.
O adversário na decisão foi o Catar, que se sagrou campeão com uma vitória sobre o Japão (3 a 1). No mesmo ano, a Seleção Japonesa disputou a Copa América, no papel de convidada. Entretanto, não se saiu bem e ficou na 3ª colocação do Grupo C, com dois pontos, atrás de Uruguai (sete pontos) e Chile (seis pontos), e à frente apenas do Equador (um ponto). Com isso, não chegou às finais.
Nas Eliminatórias Asiáticas, o Japão entrou na segunda fase. Inicialmente, alcançou a 1ª posição do Grupo F, com 24 pontos, superando Tajiquistão (13 pontos), Quirguistão (zero ponto), Mongólia (seis pontos) e Myanmar (seis pontos). Para se ter uma ideia, foram oito vitórias em oito jogos, um aproveitamento de 100%, com 46 gols marcados e apenas dois sofridos.
Na terceira fase, os “Samurais Azuis” não repetiram o desempenho anterior, mas foi o suficiente para garantir vaga na Copa do Mundo. Ficaram na 2ª colocação, com 22 pontos, agora atrás da Arábia Saudita (23 pontos), e à frente de Austrália (15 pontos), Omã (14 pontos), China (seis pontos) e Vietnã (quatro pontos. Em 10 rodadas, o Japão venceu sete, empatou duas e perdeu uma, um aproveitamento de 73%, e ainda marcou 12 e levou quatro gols.
Elenco da Seleção Japonesa de 2022
Goleiros
- Shuichi Gonda
- Eiji Kawashima
- Daniel Schmidt
Laterais direitos
- Hiroki Sakai
- Miki Yamane
- Takehiro Tomiyasu
Zagueiros
- Maya Yoshida
- Ko Itakura
- Shogo Taniguchi
- Yuta Nakayama
Laterais esquerdos
- Yuto Nagatomo
- Hiroki Ito
Volantes
- Wataru Endo
- Hidemasa Morita
Meias
- Daichi Kamada
- Ao Tanaka
- Gaku Shibasaki
Atacantes
- Takumi Minamino
- Takefusa Kubo
- Ritsu Doan
- Takuma Asano
- Kaoru Mitoma
- Junya Ito
- Ayase Ueda
- Yuki Soma
- Daizen Maeda
Técnico
- Hajime Moriyasu