Na temporada 2020, o Santos disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano santista começou de forma mediana no Paulistão. A equipe da Vila Belmiro conseguiu a 1ª colocação do Grupo A, com 16 pontos, à frente de Ponte Preta (13 pontos), Água Santa (11 pontos) e Oeste (10 pontos).
Entretanto, nas quartas de final, o Peixe ficou pelo caminho. Em confronto único com a Macaca, mesmo jogando em casa, o Santástico perdeu (3 a 1), e assim se despediu do Estadual muito cedo.
Na Copa do Brasil, o Peixão entrou diretamente nas oitavas de final por ter conquistado vaga na Libertadores no Campeonato Brasileiro de 2019, mas voltou a decepcionar seus torcedores. Na mesma fase, o Santos acabou eliminado pelo Ceará com um empate sem gols na Vila Belmiro (0 a 0), e uma derrota simples na Arena Castelão (1 a 0).
Quanto a Liberta, o Alvinegro teve seu ponto alto na temporada. Inicialmente, o Peixe ficou na 1ª posição do Grupo G, com 16 pontos, superando Delfín Sporting (sete pontos), do Equador, Defensa Y Justicia (seis pontos), da Argentina, e Olímpia (cinco pontos), do Paraguai.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Chegando no mata-mata, o Santástico superou a LDU, do Equador. No jogo de ida, no Estádio Casa Blanca, o Peixão venceu (2 a 1) e, na volta, foi superado (1 a 0), mas avançou pelo número de gols fora de casa. Nas quartas de final, o Santos encontrou o compatriota Grêmio, e se classificou com um empate na Arena do Grêmio (1 a 1), e goleada na Vila Belmiro (4 a 1).
Na semifinal, a equipe brasileira teve ninguém menos que o Boca Juniors como adversário. Na temida La Bombonera, o Peixe segurou o empate (0 a ), e carimbou a vaga na decisão com uma vitória convincente em casa (3 a 0). A final da Libertadores foi decidida em um clássico paulista entre Santos e Palmeiras, no Maracanã, e quem levou a melhor foi o Alviverde Paulista, com um gol solitário na reta final (1 a 0).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Em relação ao Campeonato Brasileiro, o Peixão fez uma campanha mediana e terminou na 8ª colocação, com 54 pontos somados. Ao longo das 38 rodadas, o Santos somou 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 47%, ainda com 52 gols marcados e 51 sofridos, saldo positivo de um.
Elenco do Santos de 2020
Goleiros
- João Paulo
- Éverson
- John
- Vladimir
Laterais direitos
- Madson
- Pará
- Laércio
Zagueiros
- Lucas Veríssimo
- Luan Peres
- Luiz Felipe
- Wagner Leonardo
- Alex Nascimento
Laterais esquerdos
- Felipe Jonatan
- Wellington Tim
Volantes
- Alison
- Jobson
- Sandry
- Vinicius Balieiro
- Guilherme Nunes
Meias
- Jean Mota
- Carlos Sánchez
- Diego Pituca
- Ivonei
- Lucas Lourenço
- Evandro
Atacantes
- Marinho
- Yeferson Soteldo
- Kaio Jorge
- Arthur Gomes
- Raniel
- Bruno Marques
- Lucas Braga
- Eduardo Sasha
- Marcos Leonardo
- Yuri Alberto
- Fernando Uribe
- Ângelo
- Renyer
- Tailson
Técnicos
- Jesualdo Ferreira
- Cuca
CONFIRA O ELENCO DO PALMEIRAS 2020 E OUTROS PLANTEIS DO SANTOS