Na temporada 2020, o Palmeiras disputou a Flórida Cup, o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América, a Copa do Brasil, a Série A do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes.
Ainda na pré-temporada, a equipe paulista teve bom desempenho. Na Flórida Cup, venceu Atlético Nacional, da Colômbia, nos pênaltis (10 a 9) após um empate sem gols (0 a 0). No jogo seguinte, superou (2 a 1) o New York City, dos Estados Unidos.
Com esses resultados, o Palestra ficou em 1º (cinco pontos) e se sagrou campeão do torneio. Logo atrás ficaram Atlético Nacional, Corinthians e New York City, fazendo uma preparação satisfatória para a longa temporada que estava por vir.
O Verdão começou o ano de forma positiva, o que já era um indício do que estava por vir na sequência. No Estadual, ficou em 1º no Grupo B, com 22 pontos, superando Santo André (20 pontos), Novorizontino (19 pontos) e Botafogo-SP (11 pontos).
Nas quartas de final, o Alviverde encarou o Ramalhão, seu companheiro de chave, e levou a melhor (2 a 0). Na semifinal, superou a Ponte Preta (1 a 0) e teve pela frente o arquirrival Corinthians na decisão. Os times empataram tanto na ida (0 a 0), na Arena Corinthians, quanto na volta, no Allianz Parque (1 a 1).
Com isso, o campeão paulista foi decidido nos pênaltis, com vitória do Porco (4 a 3), que levantou o troféu em casa. Vale lembrar que, nessa época, os estádios estavam vazios por causa da pandemia de Covid-19. Na Libertadores, a torcida alviverde sorriu novamente.
A equipe paulista protagonizou uma ótima campanha na fase de grupos, ficando com a 1ª posição da Chave B, com 16 pontos, superando Guaraní, do Paraguai, com 13, Bolívar, da Bolívia, com quatro, além do Tigre, da Argentina, com apenas um. Nas oitavas de final, eliminou o Delfín Sporting, do Equador, vencendo fora (3 a 1) e em casa (5 a 0).
Nas quartas de final, a vítima foi o Libertad, do Paraguai. Os times empataram no jogo de ida (1 a 0), em solo paraguaio, mas o Palmeiras venceu no Allianz Parque (3 a 0) e se classificou. Na semifinal, o time brasileiro enfrentou o River Plate, da Argentina, e se classificou com requintes de drama.
Depois de vencer os argentinos com tranquilidade no Monumental de Núñez, o Verdão perdeu em casa (2 a 0) e flertou com a eliminação, mas beliscou a vaga na final, disputada num clássico contra o Santos em jogo único, no Maracanã. O confronto foi equilibrado, mas o Alviverde venceu com um gol nos minutos finais de Breno Lopes (1 a 0), e garantiu o bicampeonato do continente. O primeiro título veio em 1999.
No Brasileirão, o Palmeiras não foi muito bem. Focado nas outras competições, terminou na 7ª colocação, com 58 pontos, somando 15 vitórias, 13 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 50.9%. Os paulistas ainda anotaram 51 gols e levaram 37, saldo positivo de 14.
Em relação à Copa do Brasil, o Alviverde Paulista entrou nas oitavas de final. O adversário foi o Red Bull Bragantino e o time da capital avançou vencendo fora (3 a 1) e em casa (1 a 0). Nas quartas de final, foi a vez do Ceará ser superado pelo Verdão, com uma vitória no Allianz Parque e empate na Arena Castelão (2 a 2).
Na semifinal, o Porco teve pela frente o América-MG e tomou um susto apenas empatando em casa. No entanto, a equipe paulista beliscou uma vitória sobre o Coelho na Arena Independência e se classificou à final, para encarar o Grêmio. O Palmeiras venceu tanto fora (1 a 0) quanto dentro de casa (2 a 0) e se sagrou campeão mais uma vez.
Quanto ao Mundial de Clubes, diferente das outras competições, o Palmeiras decepcionou. Na semifinal, foi superado pelo Tigres, do México, o que acabou com o sonho da torcida de encarar o poderoso Bayern de Munique, da Alemanha, na decisão. Na decisão do 3º lugar, outra decepção, com a derrota nos pênaltis (3 a 2) para o Al-Ahly, do Egito, após empate no tempo normal (0 a 0). Com isso, o Verdão terminou em 4º
Elenco do Palmeiras de 2020
Goleiros
- Weverton
- Jaílson
- Vinicius
Laterais direitos
- Marcos Rocha
- Mayke
Zagueiros
- Gustavo Gómez
- Luan
- Emerson Santos
- Vitor Hugo
- Alan Empereur
- Benjamín Kuscevic
- Renan
Laterais esquerdos
- Matías Viña
- Diogo Barbosa
- Lucas Esteves
- Victor Luís
- Vanderlan
Volantes
- Felipe Melo
- Bruno Henrique
- Patrick de Paula
- Danilo
Meias
- Gustavo Scarpa
- Raphael Veiga
- Zé Rafael
- Lucas Lima
- Ramires
- Gabriel Menino
Atacantes
- Dudu
- Luiz Adriano
- Rony
- Willian Bigode
- Wesley
- Gabriel Veron
- Breno Lopes
- Gabriel Silva
- Marcelinho
- Pedro Acácio
- Fabrício
Técnicos
- Vanderlei Luxemburgo
- Abel Ferreira