Em 2022, a Seleção Sérvia disputará a Copa do Mundo pela terceira vez desde que se tornou independente, após a separação de Montenegro. Para ser mais preciso, anteriormente estiveram nas edições de 2010 e 2018. Nas ocasiões, sequer chegou a passar da fase de grupos e vai em busca do feito de avançar ao mata-mata no Catar.
Os sérvios já estiveram em Copas do Mundo como Iugoslávia e Sérvia e Montenegro. A primeira delas chegou a ficar em 4º nos mundiais de 1934 e 1962, enquanto a segunda, que participou apenas em 2006, também não passou da fase de grupos. Na última participação, as “Águias Brancas” ficaram no Grupo E com Brasil, Suíça e Costa Rica.
Foram apenas três pontos somados, que renderam a 3ª posição à Seleção Sérvia, superada por brasileiros (sete pontos) e suíços (cinco pontos), e à frente dos costarriquenhos (um ponto). Curiosamente, os dois primeiros serão novamente adversários da Sérvia em 2022, no Grupo H, só que agora acompanhado de Camarões e não da Seleção Costarriquenha.
As “Águias Brancas” tiveram dois técnicos nesse ciclo de quatro anos. Inicialmente, Ljubisa Tumbakovic chegou em 2019 e seguiu até 2020, mas foi demitido após a não classificação à Eurocopa disputada em 2021. O substituto foi Dragan Stojkovic, que continua no cargo atualmente. Sem a Euro. os sérvios disputaram outras competições continentais.
Inicialmente, a Seleção Sérvia teve pela frente a Nations League, a Liga das Nações 2018/2019. Na Liga B, ficaram em 1º no Grupo 4, somando 14 pontos, à frente de Romênia (12pontos), Montenegro (sete pontos) e Lituânia (zero ponto). Com isso, conseguiu o acesso à Liga B. Em 2020/2021, a Sérvia não teve a mesma sorte e ficou apenas em 3º na Chave 3, com seis pontos.
Os sérvios foram superados por Hungria (11 pontos) e Rússia (oito pontos), e à frente da Turquia, que tinha a mesma pontuação, mas ficou atrás no saldo de gols e foi rebaixada na 4ª colocação, ou seja, as “Águias Brancas” estiveram próximas do rebaixamento. Na edição 2022/2023, a Sérvia foi a 1ª colocada do Grupo 4, com 13 pontos, superando Noruega (10 pontos), Eslovênia (seis pontos) e Suécia (quatro pontos), e assim voltou à Liga B.
Nas Eliminatórias Europeias, a Seleção Sérvia conseguiu vaga direta para a Copa do Mundo. Foi a líder do Grupo A, com 20 pontos, superando Portugal (17 pontos), Irlanda (nove pontos), Luxemburgo (nove pontos) e Azerbaijão (um ponto). Foram seis vitórias e dois empates em oito jogos, o que rendeu um aproveitamento de 83%, ainda com 18 gols marcados e nove sofridos, saldo positivo de nove.
Elenco da Seleção Sérvia de 2022
Goleiros
- Vanja Milinković-Savić
- Marko Dmitrović
- Predrag Rajković
Laterais direitos
- Nikola Milenković
Zagueiros
- Stefan Mitrović
- Miloš Veljković
- Srđan Babić
- Strahinja Pavlović
- Strahinja Eraković
Laterais esquerdos
- Filip Mladenović
Volantes
- Uroš Račić
- Nemanja Maksimović
- Marko Grujić
- Nemanja Gudelj
Meias
- Sergej Milinković-Savić
- Saša Lukić
- Filip Kostić
- Ivan Ilic
- Filip Djuricic
- Darko Lazović
Atacantes
- Aleksandar Mitrović
- Dušan Vlahović
- Luka Jovic
- Dusan Tadic
- Andrija Zivkovic
- Nemanja Radonjić
Técnico
- Dragan Stojković