Elenco da Seleção da Itália 1994

Em 1994, a Seleção Italiana chegou na Copa do Mundo com a possibilidade de se tornar a maior vencedora do torneio. Até então, a Itália aparecia empatada com Brasil e Alemanha, todas com três conquistas, a última sendo a atual campeã. Os italianos chegaram muito perto do objetivo, mas não apenas perderam, como viram um rival assumir o topo do ranking.
Inicialmente, a “Azzurra” passou sufoco para avançar da fase de grupos. Precisamente, a Seleção da Itália classificou em 3º na Chave E, com quatro pontos, mesma pontuação do restante dos adversários, os que terminaram à frente, casos de México e Irlanda, e atrás, a Noruega. As vagas foram definidas nos critérios de desempate e os noruegueses acabaram eliminados.
Nas oitavas de final, a Itália encarou a Nigéria e se classificou de forma apertada (2 a 1), mesmo placar que aplicou sobre a Espanha, nas quartas de final, e a Bulgária, na semifinal. Com isso, os italianos chegaram à final da Copa do Mundo dos Estados Unidos, mas teria pela frente o Brasil e levou a pior. No tempo normal, os times empataram sem gols (0 a 0), mas, a disputa de pênaltis, a Seleção Brasileira levou a melhor (3 a 2), com a histórica cobrança perdida pelo craque Roberto Baggio.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
As penalidades já haviam sido uma pedra no caminho dos italianos na edição anterior. Em 1990, jogando em casa, a “Azzurra” fez uma campanha positiva, mas foi eliminada pela Argentina, na semifinal, na disputa de pênaltis (4 a 3), isso depois de um empate coma bola rolando (1 a 1). Até então, os argentinos eram os atuais campeão, com o título em 1986, no México, mas, desta vez, foram superados na decisão pela Alemanha.
Fora da Eurocopa
Na preparação para a Copa do Mundo de 1994, a Seleção Italiana teria pelo caminho a Eurocopa de 1992, disputada na Suécia. No entanto, a Itália não conseguiu vaga por meio das Eliminatórias para o torneio. Precisamente, ficou na 2ª colocação do Grupo 3, com 10 pontos, três a menos que a União Soviética, que terminou em 1º, com 13, e garantiu vaga na Euro. Com a dissolução do Bloco Socialista, a Seleção de Futebol da Comunidade dos Estados Independentes disputou a competição.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Eliminatórias Europeias
Posteriormente, a “Azzurra” disputou as Eliminatórias Europeias, para conseguir a vaga na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Desta vez, porém, os italianos não deram sorte ao azar e conseguiram a classificação. A Itália ficou em 1º no Grupo 1, com 16 pontos, um a mais que a Suíça, com 15, em 2º, também classificada. Na campanha, a Seleção Italiana venceu sete partidas, empatou duas e perdeu apenas uma, em 10 rodadas. Foram 22 gols marcados e sete sofridos, saldo positivo de 15. Portugal (14 pontos), Escócia (11 pontos), Malta (três pontos) e Estônia (um pontos) fecharam a chave.
Elenco da Seleção da Itália de 1994
Goleiros
- Gianluca Pagliuca
- Luca Bucci
- Luca Marchegiani
Laterais direitos
- Roberto Mussi
- Mauro Tassotti
Zagueiros
- Paolo Maldini
- Franco Baresi
- Alessandro Costacurta
- Luigi Apolloni
- Lorenzo Minotti
Laterais esquerdos
- Antonio Benarrivo
Volantes
- Dino Baggio
- Demetrio Albertini
- Antonio Conte
Meias
- Nicola Berti
- Roberto Donadoni
- Gianfranco Zola
- Alberico Evani
Atacantes
- Roberto Baggio
- Daniele Massaro
- Giuseppe Signori
- Pierluigi Casiraghi
Técnico
- Arrigo Sacchi
VEJA O ELENCO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1994 E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!