Campeã em 1954, a Seleção da Alemanha chegou na Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra, visando o bicampeonato. Os alemães se saíram muito bem, com uma ótima campanha, tanto que chegaram à final do torneio. Porém, foram superados pela anfitriã no jogo decisivo, com polêmica em campo.
Inicialmente, a Alemanha integrou o Grupo 2 do Mundial, ao lado de Argentina, Espanha e Suíça. Na estreia, a “Die Mannschaft” goleou os suíços (5 a 0) e, na segunda rodada, empatou sem gols com os argentinos (0 a 0). Na terceira e última rodada, a Seleção Alemã superou os espanhóis e foi o líder da chave, com cinco pontos.
A Seleção Argentina veio logo atrás e também avançou ao mata-mata. A pontuação das seleções foi a mesma, mas o saldo de gols europeu fez a diferença (seis contra três). Chegando nas quartas de final, os alemães não tiveram dificuldade contra o Uruguai (4 a 0), cenário muito diferente da semifinal. A adversária em questão foi a União Soviética, do lendário goleiro Lev Yashin.
O “Aranha Negra”, apontado por muitos como o melhor arqueiro da história do futebol, estava com 37 anos e disputava sua terceira e última Copa do Mundo. Entretanto, não foi uma de suas atuações brilhantes e a Seleção da Alemanha venceu (2 a 1), avançando à final do torneio. Do outro lado na decisão estava ninguém menos que a Inglaterra.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Apesar de ser o berço do futebol, os ingleses buscavam seu primeiro título de Copa do Mundo, e não tinha um contexto melhor do que sendo em casa, o que acabou acontecendo. Em jogo movimentado no Estádio de Wembley, o “English Team” venceu a Seleção Alemã (4 a 2) e foi campeão pela primeira vez. Entretanto, o confronto ficou marcado por uma grande polêmica.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
A princípio, é preciso dizer que o campeão foi decidido apenas na prorrogação. Nos 90 minutos, as seleções europeias empataram (2 a 2), com os alemães tendo deixado tudo igual nos instantes finais. No tempo extra, a Seleção da Inglaterra voltou a comandar o placar com um gol em que a bola bateu no travessão, tocou no chão e voltou, o que foi dado dentro pela arbitragem, mas não aconteceu. No fim, ainda houve invasão e saiu o quarto gol dos anfitriões.
Sem Eurocopa
No ciclo de quatro anos até a Copa do Mundo, a Seleção Alemã não participou da Eurocopa de 1964, na Espanha, assim como não esteve em 1960, na França, a primeira edição do torneio europeu, e não se classificou para 1968, na Itália. Sua primeira Euro foi em 1972, na Bélgica, em que foi campeã superando a União Soviética (3 a 0).
Eliminatórias Europeias
Para chegar no Mundial da Inglaterra, a Alemanha disputou as Eliminatórias Europeias. Os alemães ficaram no Grupo 2, ao lado de Suécia e Chipre, e conseguiram a 1ª colocação, com sete pontos, se garantindo na Copa do Mundo. Os suecos somaram cinco pontos, e os cipriotas nenhum. A “Die Mannschaft” venceu três partidas e empatou uma em quatro rodadas, com 14 gols anotados e apenas dois sofridos, saldo positivo de 12.
Elenco da Seleção da Alemanha de 1966
Goleiros
- Hans Tilkowski
- Günter Bernard
- Sepp Maier
Laterais direitos
- Bernd Patzke
Zagueiros
- Franz Beckenbauer
- Horst-Dieter Höttges
- Willi Schulz
- Friedel Lutz
Laterais esquerdos
- Karl-Heinz Schnellinger
- Wolfgang Weber
Volantes
- Max Lorenz
- Wolfgang Paul
- Klaus-Dieter Sieloff
Meias
- Sigfried Held
- Helmut Haller
- Wolfgang Overath
- Werner Krämer
Atacantes
- Lothar Emmerich
- Uwe Seeler
- Albert Brülls
- Jürgen Grabowski
- Heinz Hornig
Técnico
- Helmut Schön
VEJA A SELEÇÃO DA INGLATERRA DE 1966 E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!