Em 2022, a Seleção Canadense disputará a Copa do Mundo pela segunda vez em sua história. Antes disso, esteve apenas na edição de 1986, no México, e voltará a jogar a competição após 36 anos.
Na ocasião, o Canadá não passou da fase de grupos e não chegou nem perto. No Grupo C, ao lado de União Soviética, França e Hungria, ficaram em último, com nenhum ponto conquistado, ou seja, foi derrotada nas três partidas.
Além disso, os canadenses foram os últimos colocados geral daquele Mundial. Foram cinco gols sofridos e nenhum marcado. Portanto, até então, a seleção norte-americana nunca havia somado ponto ou sequer marcado gol na história das Copas do Mundo.
Vale ressaltar que “Os Vermelhos” já estão garantido na edição de 2026. O motivo é que serão um dos países-sede, ao lado de Estados Unidos e México. Para fazer uma história diferente nesse retorno após tantos anos, a Seleção Canadense aposta no técnico inglês Jhon Herdman e craques no elenco.
São os casos, por exemplo, de Alphonso Davies, do Bayern de Munique, da Alemanha, Jonathan David, do Lille, da França, e Tajon Buchanan, do Club Brugge, da Bélgica. Meses antes do torneio, o elenco canadense entrou em greve pedindo melhorias na administração do futebol local.
Por causa disso, um amistoso contra o Panamá foi cancelado horas antes de acontecer. A greve durou cerca de dois dias. Entre as exigências, os atletas pediram mais transparências nos acordos comerciais e igualdade salarial entre masculino e feminino. A partir disso, foi divulgada uma carta aberta anunciado o fim do protesto.
No ciclo de quatro anos até a Copa do Mundo 2022, “Os Vermelhos” disputou competições continentais. Inicialmente, esteve na Copa Ouro 2019 e realizou uma campanha mediana. Na fase de grupos, ficou em 2º na Chave A, com (seis pontos), ficando atrás do México (nove pontos), e à frente de Martinica (três pontos) e Cuba (zero ponto).
Entre os resultados, destacou-se uma sonora goleada sobre os cubanos (7 a 0). No entanto, os canadenses foram eliminados nas quartas de final para o Haiti (3 a 2). Na edição seguinte, em 2021, a Seleção Canadense ficou na 2ª posição do Grupo B, com seis pontos, superada pelos Estados Unidos (nove pontos), mas na frente de do Haiti (três pontos) e Martinica (zero ponto).
Nas quartas de final, superou a Costa Rica (2 a 0), mas caiu para o México (2 a 1) na semifinal. Na disputa do 3º lugar, perdeu na prorrogação para os Estados Unidos (1 a 0) e terminou o torneio em 4º. Na Liga das Nações 2019/2020, o Canadá participou inicialmente de uma fase eliminatória e se deu bem. Foi a 2ª colocada, com 12 pontos, atrás dos haitianos, com a mesma pontuação, isso diante de outras 32 seleções.
Com isso, se garantiu na Liga A. “Os Vermelhos” entraram no Grupo A e voltaram a ficar em 2º, agora com nove pontos, atrás dos Estados Unidos, que teve a mesma pontuação, mas com saldo de gol superior. Portanto, os estadunidenses ficaram em 1º e avançaram ao mata-mata, enquanto os vizinhos ficaram pelo caminho. A outra seleção da chave era Cuba, que não somou ponto e foi rebaixada à Liga B.
Na edição em andamento, os canadenses estão em 2º no Grupo B, com três pontos, atrás de Honduras (seis pontos) e à frente de Curaçao, que tem a mesma pontuação, mas perde no saldo de gol. Quanto as Eliminatórias da América do Norte e Central, a Seleção Canadense entrou na primeira fase, situada no Grupo B. Com 12 pontos, avançou em 1º diante de Suriname (nove pontos), Bermudas (quatro pontos), Aruba (três pontos) e Ilhas Cayman (um ponto).
Foram quatro vitórias em quatro partidas, um aproveitamento de 100%, com 27 gols marcados e apenas um sofridos, saldo de 26. A segunda fase aconteceu no formado mata-mata e o Canadá superou o Haiti tanto fora (1 a 0) quanto em casa (3 a 0). No octogonal final, a Seleção Canadense surpreendeu e se garantiu na Copa do Mundo na 1ª colocação.
Para ser mais preciso, somou 28 pontos, assim como a Seleção Mexicana, que ficou em 2º por causa do saldo de gol. Em seguida vieram Estados Unidos (25 pontos), Costa Rica (25 pontos), Panamá (25 pontos), Jamaica (11 pontos), El Salvador (10 pontos) e Honduras (quatro pontos). Foram oito vitórias, quatro empates e duas derrotas em 14 rodadas, um aproveitamento de 67%, ainda com 23 gols anotados e sete sofridos, saldo de 16 positivo. Os canadenses estão no Grupo F do Mundial ao lado de Bélgica, Croácia e Marrocos.
Elenco da Seleção Canadense de 2022
Goleiros
- James Pantemis
- Milan Borjan
- Dayne St. Clair
Laterais direitos
- Alistair Johnston
- Richie Laryea
Zagueiros
- Steven Vitória
- Joel Waterman
- Kamal Miller
- Derek Cornelius
Laterais esquerdos
- Alphonso Davies
- Sam Adekugbe
Volantes
- Stephen Eustaquio
- Atiba Hutchinson
- Samuel Piette
- Liam Fraser
Meias
- Mark-Anthony Kaye
- David Wotherspoon
- Jonathan Osorio
- Ismaël Koné
Atacantes
- Jonathan David
- Ike Ugbo
- Tajon Buchanan
- Lucas Cavallini
- Junior Hoilett
- Cyle Larin
- Liam Millar
Técnico
- John Herdman