Na temporada 2021, o Bahia disputou o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma negativa para o Tricolor de Aço no Estadual. A princípio, o ‘Bahêa’ ficou na 3ª colocação da fase de classificação, com 15 pontos, atrás de Juazeirense (18 pontos) e Bahia de Feira de Santana (15 pontos).
O Atlético-BA, que mais tarde viria a ser campeão, beliscou a última vaga na fase final. Na semifinal, o Esquadrão de Aço teve pela frente o xará do interior, mas acabou superado com uma vitória como mandante (1 a 0) e derrota expressiva de visitante (3 a 0).
Ponto fora da curva
A exceção na temporada ruim da equipe baiana foi a Copa do Nordeste. Na fase de grupos, o Bahia terminou na 2ª posição do Grupo A, com 13 pontos, atrás do líder Ceará, com 16, e se classificou à fase final.
Posteriormente, o Tricolor de Aço superou CRB e Vitória nas quartas de final e semifinal, e conseguiu vaga na decisão. Na finalíssima, o ‘Bahêa’ reencontrou o Vozão, mesmo adversário da decisão do ano anterior, mas desta vez foi campeão.
Os times se enfrentaram em jogos de ida e volta, o primeiro no Estádio de Pituaçu. Na ocasião, a equipe cearense venceu (0 a 1), mesmo como visitante. Porém, o Esquadrão de Aço se recuperou na volta, na Arena Castelão, com uma vitória (1 a 2), que levou a final para os pênaltis, com o triunfo baiano (2 a 4).
Mediano na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Bahia realizou uma campanha mediana e foi eliminado nas oitavas de final pelo Atlético-MG, que mais tarde seria campeão do torneio, com uma derrota no jogo de ida (2 a 0), no Estádio do Mineirão, e vitória insuficiente (2 a 1), no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.
Antes de encarar o Galo, o Tricolor de Aço superou Campinense-PB, Manaus FC-AM e Vila Nova, pela primeira, segunda e terceira fases. Vale ressaltar que, diante dos dois primeiros oponentes, a equipe baiana avançou com goleadas, sobre paraibano (1 a 7) e amazonenses (4 a 1). Já contra os goianos, foi um triunfo mais simples (2 a 0).
Mal na ‘Sula’
Já na Sul-Americana, o ‘Bahêa’ decepcionou sua torcida com uma eliminação precoce. Precisamente, a equipe brasileira sequer passou da fase de grupos do torneio, com a 3ª colocação no Grupo B, somando oito pontos, atrás de Independiente (14 pontos), da Argentina, e Montevideo City (11 pontos), do Uruguai. Guabirá (zero pontos), da Bolívia, completou a chave.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Queda no Brasileiro
No Brasileirão, o Bahia teve o grande ponto negativo naquele ano, com o rebaixamento à segunda divisão. Após 38 rodadas, a equipe baiana ficou na 18ª posição, com 43 pontos, três a menos em relação ao Juventude, que com 46 terminou na 16ª colocação e foi o último a se livrar da queda à Série B.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Tricolor de Aço acumulou, na campanha, 11 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, aproveitamento de 38%, com 42 gols marcados e 51 sofridos, o que rendeu um saldo negativo de nove. Além do ‘Bahêa’, foram rebaixados também Grêmio (43 pontos), Sport (38 pontos) e Chapecoense (15 pontos).
Elenco do Bahia de 2021
Goleiros
- Danilo Fernandes
- Matheus Teixeira
- Douglas Friedrich
- Mateus Claus
Laterais direitos
- Nino Paraíba
- Renan Guedes
- João Pedro
- Douglas Borel
Zagueiros
- Luiz Otávio
- Germán Conti
- Ignácio
- Juninho
- Gustavo Henrique
- Lucas Fonseca
- Ligger
Laterais esquerdos
- Juninho Capixaba
- Matheus Bahia
Volantes
- De Lucca
- Lucas Araújo
- Edson Fernando
- Raniele
- Jonas
- Matheus Galdezani
- Pablo Roberto
Meias
- Rodriguinho
- Daniel
- Óscar Ruiz
- Thonny Anderson
- Thaciano
- Lucas Mugni
- Luizão
- Índio Ramírez
Atacantes
- Gilberto
- Hugo Rodallega
- Rossi
- Maycon Douglas
- Raí Nascimento
- Alesson
- Ronaldo
- Gabriel Novaes
- Eugenio Isnaldo
- Fabrício
- Thiago Andrade
- Marcelo Ryan
Técnicos
- Dado Cavalcanti
- Diego Dabove
- Guto Ferreira