Na temporada 2021, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Recopa Gaúcha, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor começou o ano de forma positiva com a conquista do Estadual. Na fase de classificação, conseguiu a 1ª colocação, com 24 pontos, um a mais em relação ao 2º, o arquirrival Internacional, que somou 23.
Com a campanha, o Imortal garantiu vaga na fase final da competição. Na semifinal, o Rei de Copas encarou o Caxias e avançou com vitórias fora (1 a 2) e em casa (2 a 0). Na finalíssima, o Grêmio teve pela frente o Colorado e se sagrou campeão com uma vitória no Beira-Rio (1 a 2) e empate na Arena do Grêmio (1 a 1).
Outra conquista e campanha mediana
Na Recopa Gaúcha, o Tricolor encarou o Santa Cruz-RS, em jogo único disputado no estádio gremista. Com certa facilidade, o Imortal venceu o adversário (3 a 0), conquistou mais um título e garantiu domínio no Rio Grande do Sul.
Quanto a Copa do Brasil, o Rei de Copas, como o próprio apelido indica, um dos maiores campeões do torneio, com cinco troféus, não se sagrou campeão desta vez e realizou uma campanha mediana, tendo entrado diretamente na terceira fase.
O primeiro adversário foi o Brasiliense-DF, seguido do Vitória, nas oitavas de final, mas o Grêmio não passou das quartas de final. Na ocasião, o oponente foi o Flamengo, que superou a equipe gaúcha com uma goleada em Porto Alegre (0 a 4) e vitória no Rio de Janeiro (2 a 0).
Péssimo na ‘Liberta’ e na ‘Sula’
Na Libertadores, o Tricolor entrou na segunda etapa das fases preliminares, a popular Pré-Libertadores. Inicialmente, a equipe brasileira superou o Ayacucho, do Peru, com uma goleada em casa (6 a 1) e vitória simples como visitante (1 a 2).
O Imortal avançou à terceira etapa e encarou o Independiente del Valle, do Equador. Entretanto, desta vez, o Rei de Copas foi superado com duas derrotas pelo mesmo placar (2 a 1) e acabou eliminado do torneio antes mesmo da fase de grupos.
Como prêmio de consolação, o Grêmio foi para a Sul-Americana e começou a campanha muito bem, com a liderança do Grupo H, com 16 pontos. Lanús (10 pontos), da Argentina, La Equidad (sete pontos), da Colômbia, e Aragua (um ponto), da Venezuela, completaram a chave.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A colocação rendeu vaga na fase final do torneio. A sorte gremista, no entanto, não durou muito tempo no mata-mata com a queda nas oitavas de final para a LDU, do Equador. O Tricolor até venceu o jogo de ida (0 a 1), fora de casa, mas foi superado na volta (1 a 2), em casa, e foi eliminado pelo critério de gol fora.
Rebaixamento no Brasileiro
No Brasileirão, o Imortal teve seu pior momento no ano, com uma péssima campanha, que culminou no seu terceiro rebaixamento à segunda divisão, os outros em 1991 e 2004. O Rei de Copas terminou a competição em 17º na tabela, com 43 pontos. Bahia (43 pontos), Sport (38 pontos) e Chapecoense (15 pontos) também caíram.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Foram três pontos a menos do 16º colocado, o Juventude, que somou 46 e foi o último a se salvar da queda à Série B, o que aconteceu apenas na última partida. Ao longo das 38 rodadas, o Grêmio acumulou 12 vitórias, sete empates e 19 derrotas, aproveitamento de 38%, ainda com 44 gols marcados e 51 sofridos, saldo negativo de sete.
Elenco do Grêmio de 2021
Goleiros
- Brenno
- Gabriel Grando
- Paulo Victor
- Adriel Vasconcelos
- Vanderlei
Laterais direitos
- Vanderson
- Rafinha
- Victor Ferraz
Zagueiros
- Pedro Geromel
- Wálter Kannemann
- Ruan
- Rodrigues
- David Braz
- Paulo Miranda
- Emanuel Leone
- Heitor
Laterais esquerdos
- Bruno Cortez
- Diogo Barbosa
- Guilherme Guedes
- Felipe Albuquerque
Volantes
- Lucas Silva
- Mathías Villasanti
- Thiago Santos
- Fernando Henrique
- Lucas Araújo
- Mateus Sarará
- Jhonata Varela
Meias
- Jean Pyerre
- Matheus Henrique
- Darlan Mendes
- Jaminton Campaz
- César Pinares
- Victor Bobsin
- Maicon
- Pedro Lucas
- Thaciano
- Isaque
Atacantes
- Diego Souza
- Ferreira
- Douglas Costa
- Ricardinho
- Alisson
- Léo Pereira
- Miguel Borja
- Léo Chú
- Diego Churín
- Jhonata Robert
- Luiz Fernando
- Gui Azevedo
- Elias Manoel
- Éverton Cardoso
- Pepê
Técnicos
- Renato Gaúcho
- Tiago Nunes
- Luiz Felipe Scolari
- Vágner Mancini