Na temporada 2021, o Sport disputou o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Foi um ano complicado para o Leão e começou com um vice-campeonato no Estadual. Na fase de classificação, o Rubro-Negro terminou em 2º, com 20 pontos somados.
O líder foi o arquirrival Náutico (22 pontos). Com as campanhas, ambos os times garantiram vaga diretamente na semifinal. O Sport encarou o Salgueiro e se classificou com uma vitória apertada (1 a 0), na Arena Pernambuco.
Na finalíssima, o Leão encarou o arquirrival, mas não levantou o troféu por pouco. Tanto o jogo de ida quanto o de volta terminaram empatados pelo mesmo placar (1 a 1), primeiro na Arena Pernambuco e depois no Estádio dos Aflitos, e o Alvirrubro levou a melhor nos pênaltis (5 a 3).
Vexame no Nordestão
Se no seu estado ficou em 2º, quando foi regionalmente o Rubro-Negro fez uma campanha vexatória. Precisamente, a equipe pernambucana foi o lanterna do Grupo B da Copa do Nordeste, com apenas seis pontos somados, e passou longe de avançar ao mata-mata.
O Sport ficou atrás de Fortaleza (17 pontos), Vitória (13 pontos), Altos-PI (11 pontos) e CSA (11 pontos), que se classificaram, além de ABC (10 pontos), Salgueiro (oito pontos), Botafogo-PB (oito pontos), que não conseguiram vaga para a próxima fase, assim como o Rubro-Negro.
Outra decepção
O Leão voltou a decepcionar sua torcida na Copa do Brasil, quando não passou sequer da primeira fase. Na ocasião, o time da Ilha do Retiro teve pela frente a Juazeirense-BA, em jogo único disputado no Estádio Adauto Moraes, e foi superado (3 a 2). O resultado eliminou a equipe pernambucana.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Queda no Brasileiro
O que já estava ruim piorou no Brasileirão. O Sport realizou uma péssima campanha, o que rendeu a 19ª e penúltima colocação na classificação geral, com apenas 38 pontos, o que rebaixou o Leão à segunda divisão naquele ano.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas, o Rubro-Negro acumulou nove vitórias, 11 empates e 18 derrotas, aproveitamento de 33%, ainda com 24 gols marcados e 37 sofridos, saldo negativo de 13. Foram rebaixados também Grêmio (43 pontos), Bahia (43 pontos) e Chapecoense (15 pontos).
Elenco do Sport de 2021
Goleiros
- Mailson
- Luan Polli
- Carlos Eduardo
Laterais direitos
- Ewerthon
- Hayner
- Patric
Zagueiros
- Sabino
- Rafael Thyere
- Iago Maidana
- Chico
- Adryelson
- Pedro Henrique
- Pedrão
- Renzo
Laterais esquerdos
- Sander
- Luciano Juba
- Júnior Tavares
- Victor Gabriel
Volantes
- Zé Welison
- Marcão
- Ronaldo
- Pedro Martins
- Ricardinho
- Ítalo
- Márcio Araújo
- Marcos Serrato
Meias
- Thiago Neves
- Gustavo
- Hernanes
- Everton Felipe
- Thiago Lopes
- Betinho
- Pablo Pardal
Atacantes
- Mikael
- Santiago Tréllez
- André
- Neilton
- Paulinho Moccelin
- Maxwell
- Everaldo
- Jonas Toró
- Cristiano
- Leandro Barcía
- Marquinhos
- Dalberto
- Mateusinho
- Paulinho
- Flávio Souza
Técnicos
- Jair Ventura
- Umberto Louzer
- Gustavo Florentín