Em 2022, a Seleção Ganesa disputará a Copa do Mundo pela quarta vez. Anteriormente, esteve nas edições de 2006, 2010 e 2014, fazendo a sua melhor campanha na África do Sul, quando alcançou às quartas de final. Na ocasião, foram eliminados para o Uruguai, mas por muito pouco Gana não fez história.
A derrota para os uruguaios aconteceu nas penalidades (4 a 2), depois de um empate no tempo normal (1 a 1). Entretanto, na reta final da partida, os ganeses tiveram um pênalti a seu favor após Luís Suárez evitar um gol com a mão, mas Asamoah Gyan, craque da seleção, não marcou o gol e perdeu a chance de tornar a Seleção Ganesa a primeira africana a chegar em semifinal de Mundial.
Nas outras participações, “As Estrelas Negras” se classificaram às oitavas de final em 2006, como estreantes, eliminados pelo Brasil (3 a 0). Já em 2014, sequer passaram na fase de grupos, com uma campanha bem ruim. Precisamente, Gana ficou na lanterna do Grupo G, com um ponto, atrás de Alemanha (sete pontos), Estados Unidos (quatro pontos) e Portugal (quatro pontos).
A Seleção Ganesa não tem muita expectativa para o Mundial do Catar, principalmente por estar numa na Chave H, ao lado de Portugal, Uruguai e Coreia do Sul, seleções bem qualificadas, principalmente as duas primeiras. Entretanto, o técnico Otto Addo tem algumas cartas na mangas em seu plantel, com os ótimos Iñaki Williams, Jordan Ayew, Mohammed Kudus e Thomas Partey.
Nesse ciclo de quatro anos até a Copa do Mundo, os ganeses disputaram competições continentais, começando pela Copa Africana das Nações de 2019. Inicialmente, Gana ficou na 1ª colocação do Grupo F, com cinco pontos, empatada com o 2º, Camarões, mas levou a melhor no critério de gols marcados. Benin (três pontos) e Guiné-Bissau (um ponto) completaram a chave.
Entretanto, nas oitavas de final, a Seleção Ganesa foi eliminada pela Tunísia nos pênaltis (5 a 4), depois de empate nos 90 minutos (1 a 1). Quanto a edição de 2021, adiada para 2022 por causa da Copa América e da Eurocopa, que seriam em 2020 mas foram para 2021 por causa da pandemia de Covid-19, “As Águias Negras” não foram nada bem. Ficaram na lanterna do Grupo C, com um pontos, atrás de Marrocos (sete pontos), Gabão (cinco pontos) e Comores (três pontos).
Até então, Gana era comandada pelo sérvio Milovan Rajevac, que assumiu o cargo em 2021 e foi demitido pelo insucesso no torneio. Antes disso, a seleção africana também foi comandada por Charles Akonnor, entre 2020 e 2021, e Kwesi Appiah, que assumiu em 2017 e seguiu até 2019. Esse número elevado de troca mostra o quão foram conturbados os últimos anos dos ganeses.
Nas Eliminatórias Africanas, a Seleção Ganesa conquistou a 1ª colocação no Grupo G, com 13 pontos, empatado com o 2º, África do Sul, mas levou a melhor pelo número de gols feitos. Logo atrás vieram Etiópia (cinco pontos e o Zimbábue (dois pontos). Na fase final, encara a Nigéria e, em dois jogos disputados, se classificou à Copa do Mundo 2022 empatando dentro (0 a 0) e fora de casa (1 a 0) graças ao critério de gol fora.
Elenco da Seleção Ganesa de 2022
Goleiros
- Ibrahim Danlad
- Abdul Nurudeen
- Lawrence Ati Zigi
Laterais direitos
- Denis Odoi
- Tariq Lamptey
Zagueiros
- Mohammed Salisu
- Alidu Seidu
- Daniel Amartey
- Joseph Aidoo
- Alexander Djiku
Laterais esquerdos
- Gideon Mensah
- Abdul-Rahman Baba
Volantes
- Thomas Partey
- Salis Abdul Samed
- Elisha Owusu
Meias
- Daniel-Kofi Kyereh
- Andre Ayew
- Mohammed Kudus
Atacantes
- Iñaki Williams
- Jordan Ayew
- Osman Bukari
- Kamal Sowah
- Issahaku Fatawu
- Antoine Semenyo
- Kamaldeen Sulemana
- Daniel Afriyie
Técnico
- Otto Addo