Em 2022, a Seleção Costarriquenha disputará a Copa do Mundo pela sexta vez na história, sua terceira consecutiva. Anteriormente, também esteve no Brasil em 2014 e em 2018 na Rússia, mais no passado em 1990, na Itália, em 2002, na Coreia do Sul e Japão, e 2006, disputada na Alemanha.
A melhor participação da Costa Rica em Copas aconteceu em solo brasileiro fazendo história. Na ocasião, ficou em 1º no Grupo D, com sete pontos, contra três campeãs mundiais, casos de Uruguai (seis pontos), Itália (três pontos) e Inglaterra (zero ponto). Nas oitavas de final eliminou a Grécia na disputa de pênaltis (5 a 3) após empate no tempo normal (1 a 1).
Nas quartas de final não deu para “A Tricolor”, que foi eliminada pela Holanda. Entretanto, deu muito trabalho aos holandeses mantendo o empate sem gols nos 90 minutos, mas foi derrotada nas penalidades (4 a 3). A campanha mostrou ao mundo alguns talentos do país, destaque para Keylor Navas, goleiro que depois brilhou por Real Madrid, da Espanha, e Paris Saint-Germain, da França.
Os costarriquenhos estão no Grupo E do Mundial do Catar, como em 2014, ao lado de campeãs do mundo, casos de Espanha e Alemanha, além do Japão. Para chegar à Copa do Mundo, a Costa Rica teve um longo ciclo de quatro anos com muitas competições continentais. Na Copa Ouro 2019, a Seleção Costarriquenha fez uma campanha razoável.
Na fase de grupos, se classificou na 2ª colocação da Chave B, com seis pontos, atrás do Haiti (nove pontos), e à frente de Bermudas (três pontos) e Nicarágua (zero ponto). No entanto, caiu nas quartas de final para o México. No tempo normal, as seleções empataram (1 a 1), mas os mexicanos, que viriam ser campeões em seguida, venceram nos pênaltis (5 a 4).
Em 2021, “A Tricolor” fez uma campanha melhor inicialmente. Ficou na 1ª posição da Chave C, com nove pontos, superando Jamaica (seis pontos), Suriname (três pontos) e Guadalupe (0 ponto). Entretanto, foi eliminada novamente nas quartas de final, desta vez para o Canadá com uma derrota (2 a 0). Na Liga das Nações 2019/2020, os costarriquenhos se classificaram em 1º no Grupo D, com seis pontos.
Curaçao (cinco pontos) e Haiti (três pontos) ficaram logo atrás na chave. Na semifinal, no entanto, a Costa Rica caiu novamente para o México nos pênaltis. Nos 90 minutos, não movimentaram o placar e nas penalidades os mexicanos venceram (5 a 4) e avançaram à final, mas desta vez não se sagraram campeões. A Seleção Costarriquenha ainda voltou a perder da mesma forma na disputa pelo 3º lugar.
Precisamente, empataram com Honduras (2 a 2) e nos pênaltis foram superados (5 a 4), ou seja, terminaram a competição em 4º. Na edição atual, 2022/2023, a Costa Rica está na 2ª colocação no Grupo B, com três pontos, mas uma partida a menos, ficando atrás do Panamá (sete pontos) e na frente de Martinica (um ponto).
Quanto as Eliminatórias da América do Norte e Central, a Seleção Costarriquenha ficou na 4ª posição do octogonal final, com 25 pontos, atrás de Canadá (28 pontos), México (28 pontos) e Estados Unidos (25 pontos). Com essa colocação, disputou a repescagem contra a Nova Zelândia e se garantiu na Copa do Mundo do Catar com uma vitória simples (1 a 0).
Elenco da Seleção Costarriquenha
Goleiros
- Keylor Navas
- Patrick Sequeira
- Esteban Alvarado
Laterais direitos
- Keysher Fuller
- Carlos Martínez
Zagueiros
- Óscar Duarte
- Francisco Calvo
- Juan Pablo Vargas
- Kendall Waston
Laterais esquerdos
- Bryan Oviedo
- Rónald Matarrita
Volantes
- Yeltsin Tejeda
- Douglas López
- Youstin Salas
Meias
- Gerson Torres
- Bryan Ruiz
- Celso Borges
- Álvaro Zamora
- Brandon Aguilera
- Roan Wilson
Atacantes
- Anthony Contreras
- Jewison Bennette
- Anthony Hernández
- Johan Venegas
Técnico
- Luis Fernando Suárez