Em 2022, a Seleção do Catar fez sua estreia em Copas do Mundo jogando em casa. Classificada como país-sede, os catarianos chegaram com a expectativa de fazer bonito na primeira experiência, principalmente depois de boas participações em competições continentais.
O Catar ficou situado no Grupo A do Mundial, ao lado de Equador, Senegal e Holanda. Naturalmente, os dois últimos citados eram os favoritos, por causa dos plantéis e tradição, mas os equatorianos costumavam dar trabalho. Portanto, a “Marrom” vai precisaria mostrar serviço.
Para isso, a Seleção Catariana contou com duradouro trabalho do técnico Félix Sánchez, espanhol de 46 anos que teve uma longa passagem pelas categorias de base do Barcelona, e estava no país da Península Arábica desde 2013. O profissional comandou os juniores inicialmente e assumiu a seleção principal em 2017.
A Seleção do Catar vinha se saído bem nas últimas competições. Em 2019, foi o campeão da Copa da Ásia, disputada nos Emirados Árabes Unidos. Na semifinal, goleou os donos da casa (4 a 0) e, na decisão, superou o Japão (3 a 1), uma das principais forças do continente.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Além disso, a seleção árabe foi semifinalista da Copa Ouro de 2021, superados pelos Estados Unidos, que viria a ser o campeão (1 a 0). A “Marrom” venceu seleções como Honduras e Panamá, que participaram de Copas do Mundo recentemente. Os catarianos ainda tiveram o artilheiro do torneio, Almoez Ali, que fez quatro gols.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Nesse mesmo ano, a Seleção do Catar disputou a Copa Árabe. Inicialmente, foi o 1º colocado no Grupo A, com nove pontos, à frente de Omã (quatro pontos), Iraque (dois pontos) e Bahrein (um ponto). Nas quartas de final, goleou os Emirados Árabes Unidos (5 a 0), mas caiu na semifinal para a Argélia (2 a 1). No entanto, ficou em 3º lugar ao superar o Egito (1 a 0).
O único ponto baixo dos catari foi a participação na Copa América de 2019, no Brasil, como convidada. A Seleção Catariana ficou na lanterna do seu grupo, com apenas um ponto conquistado. Estavam na chave também Colômbia, Argentina e Paraguai, com os dois primeiros avançando.
Copa do Mundo
Frustrando as expectativas, a seleção árabe não fez uma boa campanha na Copa do Mundo. A dona da casa sequer pontuou no torneio, ficando em último na chave, atrás da Holanda (sete pontos), Senegal (seis pontos) e Equador (quatro pontos). Na estreia, perdeu para os equatorianos (2 a 0), depois para os senegaleses (3 a 1), e terminou com os holandeses (2 a 0).
Seleção Catariana de 2022
Goleiros
- Saad Al Sheeb
- Yousef Hassan
- Meshal Barsham
Laterais direitos
- Musab Khoder
Zagueiros
- Boualem Khoukhi
- Bassam Al-Rawi
- Jassem Gaber
- Ró-Ró
- Tarek Salman
Laterais esquerdos
- Abdelkarim Hassan
- Homam Ahmed
Volantes
- Karim Boudiaf
- Mohammed Waad
- Assim Madibo
- Abdulaziz Hatem
- Salem Al-Hajri
Meias
Atacantes
- Hasan Al-Haydos
- Almoez Ali
- Akram Afif
- Mohammed Muntari
- Khalid Muneer
- Ahmed Alaaeldin
- Naif Al-Hadhrami
Técnico
- Félix Sánchez
VEJA SELEÇÕES DA COPA DO MUNDO DE 2022 E DE OUTRAS EDIÇÕES!