Na temporada 2010, o Vitória disputou o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Copa do Nordeste e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Leão iniciou o ano bem com a conquista do Baianão. Tanto na primeira quanto na segunda fase, terminou em 1º em seus grupos, inicialmente somando 28 pontos e, no outro, 13, campanha que o colocou na semifinal.
Seu adversário foi o Camaçari e o Rubro-Negro avançou pela vantagem dos resultados iguais prevista no regulamento. foram dois empates, primeiro como visitante (2 a 2) e, em seguida, no Barradão (1 a 1). Na decisão, o oponente foi seu arquirrival.
Em novo duelo disputado, o Vitória venceu o Bahia pelo placar mínimo na ida (1 a 0), em Pituaçu, perdeu em seus domínios (2 a 1), mas se sagrou campeão novamente com o benefício da igualdade na soma dos placares, pois teve uma campanha superior ao adversário.
Na Copa do Brasil, o Leão da Barra realizou uma grande campanha e chegou à final. Para isso, os baianos superaram: Corinthians-AL, Náutico, Goiás, Vasco da Gama e Atlético-GO, na primeira fase, segunda fase, oitavas de final, quartas de final e semifinal.
Entretanto, o adversário na decisão era o Santos de Neymar, que naquele ano encantou o Brasil. Mesmo assim, o Rubro-Negro fez bonito e bateu de frente. No jogo de ida, na Vila Belmiro, o Peixe venceu (2 a 0) e, na volta, quem venceu foi o Vitória (2 a 1), mas não foi o suficiente.
Chegando na Sul-Americana, a equipe baiana não passou da segunda fase. O oponente em questão foi o Palmeiras, que mesmo derrotado na ida (2 a 0), no Barradão, na volta, ao lado da torcida, no Pacaembu, conseguiu reverter (2 a 0) e avançar.
Quanto a Copa do Nordeste, o Rubro-Negro terminou a fase de classificação em 2º na tabela, com 25 pontos, cinco a menos que o líder ABC, com 30. Com o resultado, uma vaga na semifinal da competição.
No mata-mata, encarou o CSA e se classificou à final em jogo único com uma vitória apertada (2 a 1), em casa. Na decisão, também decidida em uma partida, o adversário foi o ABC e o Leão da Barra se sagrou campeão vencendo em pleno Frasqueirão (2 a 1).
Com dois títulos e um vice-campeonato na bagagem, 2010 tinha tudo para ser o ano perfeito para os baianos, mas não foi nada bem no Campeonato Brasileiro. O Vitória terminou na 17ª posição, com 42 pontos, e caiu à Série B.
O detalhe mais dolorido é que, na última rodada, o Rubro-Negro empatou no Barradão (0 a 0) com o 16º e primeiro fora do Z4, o Atlético-GO. O Dragão tinha a mesma pontuação, mas se salvou pelo número de vitórias (11 contra 9).
Elenco do Vitória de 2010
Goleiros
- Viáfara
- Lee
- Vinicius Barriviera
- João Paulo
- João Gabriel
Laterais direitos
- Nino Paraíba
- Léo
- Jonas
- Eduardo Diniz
- Marcos Pimentel
Zagueiros
- Wallace Reis
- Gabriel Paulista
- Reniê
- Vilson
- Thiago Martinelli
- Anderson Martins
- Dankler
- Alan Henrique
Laterais esquerdos
- Egídio
- Maurim
- Iuri Costa
- Pelezinho
- Valmir Ribeiro
Volantes
- Uelliton
- Fernando Almeida
- Lucas Garcia
- Ricardo Conceição
- Neto Coruja
- Vanderson
- Esdras
- Marconi Ribeiro
Meias
- Ramon Menezes
- Evandro Goebel
- Kleiton Domingues
- Renato Ribeiro
- Renan Oliveira
- Lenilson
- Arthur Maia
- Bida
- Rafael Granja
- Leílson
Atacantes
- Elkeson
- Henrique Almeida
- Kléber Pereira
- Adailton
- Soares
- Thiago Humberto
- Junior Pipoca
- Neto Berola
- Edson dos Reis
- Schwenck
- Índio
- Aldair da Silva
- Jacson da Paixão
Técnicos
- Ricardo Silva
- Toninho Cecílio
- Antônio Lopes