Na temporada 2020, o Vasco da Gama disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Em ano de pandemia da Covid-19 e estádios vazios, o Gigante começou o ano com pé esquerdo, o que seria um presságio do que estava por vir na sequência. No Estadual, a equipe vascaína foi a 4ª colocada no, com sete pontos, Grupo B da Taça Guanabara e não avançou ao mata-mata.
Fluminense (15 pontos), Volta Redonda (12 pontos) e Madureira (10 pontos) ficaram à frente. Na Taça Rio, o filme se repetiu e o Cruzmaltino ficou em 3º na Chave B, com oito pontos, atrás do Tricolor das Laranjeiras (10 pontos) e do Voltaço (10 pontos). Com isso, foi eliminado do Cariocão de forma precoce.
Sem disputar nenhuma semifinal, o Time de São Januário ficou em sétimo na classificação geral, com 15 pontos. Na Copa do Brasil, a campanha foi um pouco melhor, mas nada além disso. Na primeira fase, empatou com o Altos-PI (1 a 1) e avançou graças a vantagem do resultado igual.
Na segunda fase, o Vascão superou o ABC-RN (1 a 0). Chegando na terceira, o Cruzmaltino eliminou o Goiás nos pênaltis (3 a 2) após uma derrota em casa (1 a 0) e vitória fora (2 a 1). Entretanto, na quarta, caiu para o Botafogo, com uma derrota como visitante (1 a 0) e empate sem gols como mandante (0 a 0).
Quanto a Sul-Americana, o Gigante entrou na segunda fase. O adversário em questão foi o Caracas, da Venezuela, e o time brasileiro avançou com uma vitória em casa (1 a 0) e um empate sem gols fora (0 a 0). Nas oitavas de final, o Vasco da Gama foi eliminada pelo Defensa y Justicia, da Argentina.
No jogo de ida, em solo argentino, os times empataram (1 a 1), mas o adversário surpreendeu o Gigante em São Januário (1 a 0) e se classificou às quartas de final, enquanto os cariocas amargaram mais uma eliminação na temporada.
Entretanto, se engana pensa que o ano negativo do Cruzmaltino acabou por aí. Na verdade, piorou com a péssima campanha no Brasileirão, com o quarto rebaixamento na história. O Vasco da Gama chegou a liderar a competição na terceira rodada, mas logo caiu de produção e, com trocas no comando e em um ambiente político conturbado com a eleição para presidente, sucumbiu.
O Time de São Januário terminou a Competição Nacional em 17º na tabela, com 41 pontos, empatado com o Fortaleza, que se salvou pelo saldo de gols, que era menos negativo que o do Gigante. Na campanha, o Vascão venceu 10, empatou empatou 11 e perdeu 17 vezes em 38 rodadas, o que rendeu um aproveitamento de 36%, ainda com 37 gols marcados e 56 sofridos, saldo negativo de 19.
Elenco do Vasco da Gama de 2020
Goleiros
- Fernando Miguel
- Lucão
- Jordi
- Alexander
Laterais direitos
- Yago Pikachu
- Léo Matos
- Cayo Tenório
- Cláudio Winck
Zagueiros
- Leandro Castan
- Ricardo Graça
- Marcelo Alves
- Werley
- Miranda
- Jadson
- Ulisses
Laterais esquerdos
- Henrique
- Neto Borges
- Alexandre Melo
Volantes
- Leonardo Gil
- Fellipe Bastos
- Andrey
- Bruno Gomes
- Marcos Júnior
- Juninho
- Raul
- Caio Lopes
Meias
- Martín Benítez
- Fredy Guarín
- Carlinhos
- Bruno César
- Lucas Santos
Atacantes
- Germán Cano
- Talles Magno
- Ribamar
- Tiago Reis
- Vinícius Paiva
- Guilherme Parede
- Ygor Catatau
- Marrony
- Gabriel Pec
- Gustavo Torres
Técnicos
- Abel Braga
- Ramon Menezes
- Ricardo Sá Pinto
- Vanderlei Luxemburgo