Na temporada 2009, o Vasco da Gama disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O Gigante fez uma campanha regular no Estadual. No primeiro turno, a Taça Guanabara, sequer chegou às semifinais, ficando em 6º, com oito pontos.
Na verdade, a equipe vascaína não avançou por causa da perda de seis pontos pela escalação irregular de Jéferson. Se não tivesse ocorrido, avançaria com a liderança do grupo.
Já no segundo turno, a Taça Rio, o Cruzmaltino terminou em 1º no grupo, agora sem punição. Entretanto, parou ainda na semifinal para o Botafogo, uma goleada (4 a 0) no Maracanã, o que encerrou sua campanha na competição.
O Vasco foi muito bem na Copa do Brasil de 2009, sendo eliminado apenas na semifinal para o Corinthians, que viria a ser o campeão posteriormente. A equipe vascaína, inclusive, fez jogo duro diante dos paulistas, com dois empates, um no Maracanã (1 a 1) e outro no Pacaembu (0 a 0), que avançaram pelo gol fora.
Quanto a Série B, apesar de ter começado a caminhada de forma irregular, o Gigante liderou quase toda a competição, conseguiu o acesso com muita antecedência, assim como o próprio título. Foram 76 pontos conquistados.
Elenco do Vasco de 2009
Goleiros
- Fernando Prass
- Tiago
- Rafael
- Cestaro
- Adilson
Laterais direitos
- Paulo Sérgio
- Fagner
Zagueiros
- Fernando
- Vilson
- Dedé
- Titi
- Rafael Morisco
- Gian Mariano
- Leonardo
- Ulisses Alves
- Jonathan Maciel
Laterais esquerdos
- Edu Pina
- Ramon
- Ernani
- Fernando Galhardo
- Edu
- Pará
Volantes
- Souza
- Nilton
- Milton Benítez
- Mateus
- Allan
- Amaral
- Bruno Gallo
- Pedro Vera
Meias
- Carlos Alberto
- Magno
- Philippe Coutinho
- Fumagalli
- Léo Lima
- Enrico
- Fernandinho
- Jéferson
Atacantes
- Élton
- Adriano
- Alex Teixeira
- Alan Kardec
- Edgar Silva
- Faioli
- Robinho
- Willen
- Carlos Antônio
- Lipe
- Aloísio Chulapa
- Rodrigo Pimpão
Técnicos
- Dorival Júnior