Na temporada 2001, o Vasco da Gama disputou o Campeonato Carioca, o Torneio Rio-São Paulo, a Copa Libertadores da América, a Copa Mercosul e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Gigante terminou o Estadual com o vice-campeonato. No primeiro turno, a Taça Guanabara, a equipe vascaíno ficou em 2º no Grupo B, com os mesmos 12 pontos do líder Fluminense.
Com essa colocação, avançou à semifinal, mas não passou disso. Foi eliminado pelo arquirrival Flamengo na semifinal, com uma derrota no Maracanã (1 a 0). Já no segundo turno, a Taça Rio, o Cruzmaltino ficou em 1º, com 27 pontos.
Diferente do turno anterior, este foi disputado sem divisão por grupos, com todos juntos. Com isso, a equipe de São Januário ficou com o título da Taça Rio. Na decisão do Carioca, o Vasco encarou novamente o Rubro-Negro, que levou a Taça Guanabara.
A final foi decidida em duas partidas, ambas no Maraca. Na primeira, o Gigante venceu (2 a 1), só que foi superado no segundo (3 a 1), com o amargo gol de falta de Petkovic aos 43 minutos da segunda etapa, que garantiu o título rival.
No Torneio Rio-São Paulo, a equipe vascaína fez uma campanha ruim. Na verdade, sequer chegou à semifinal, ficando com a 3ª colocação do Grupo A, com quatro pontos, enquanto os dois primeiros avançavam, casos de Fluminense e Botafogo, nessa ordem.
Quanto a Libertadores, o Cruzmaltino conseguiu uma campanha impecável na fase de grupos, ficando em 1º no Grupo 5, com 18 pontos somados. Foram seis vitórias em seis partidas, com direito a um ataque poderoso.
Nas oitavas de final, os cariocas avançaram diante do Deportes Concepción, do Chile, com uma vitória fora de casa (3 a 1), e outra em seus domínios (1 a 0). No entanto, o time de São Januário não passou das quartas de final, fase em que teve como adversário o Boca Juniors, da Argentina.
Empolgado com o 100% de aproveitamento, o Gigante frustrou seus torcedores, que miravam o bicampeonato. Mais precisamente, foram duas derrotas, uma na Colina História (1 a 0) e outra em La Bombonera (3 a 0).
Em relação à Copa Mercosul, o Vasco, que havia sido campeão de forma histórica na edição do ano anterior, parou na fase de grupos desta vez. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o Vascão ficou em 3º no Grupo 1, com oito pontos, enquanto os dois primeiros avançavam, casos de Cerro Porteño, do Paraguai, e Universidad Católica, do Chile, nessa ordem.
No Brasileirão, o Cruzmaltino, campeão na edição anterior, que recebeu o nome de Copa João Havelange, não passou da fase de classificação, ou seja, não foi ao mata-mata. Foi apenas o 11º colocado, enquanto apenas os oito primeiros avançavam.
Elenco do Vasco da Gama de 2001
Goleiros
- Helton
- Fábio
- Márcio
Laterais direitos
- Jorginho
- Maricá
- Leandro Silva
- Rafael Pereira
- Patrício Boques
- Clébson
- Bruno Leite
Zagueiros
- Odvan
- Fabiano Eller
- Henrique
- Wagner
- João Carlos
- Valkmar
- André Leone
- Alexandre Torres
- Paulo César Madureira
- Géder
- André Lagada
Laterais esquerdos
- Gilberto
- Jorginho Paulista
- Edinho
- André Silva
Volantes
- Nasa
- Paulo Miranda
- Fabrício Carvalho
- Jamir Adriano
- João Paulo Mineiro
- Ricardo Bóvio
Meias
- Juninho Paulista
- Léo Lima
- Geovani Monteiro
- Willian Feijó
- Giuliano
- Pedrinho
- Raphael Botti
- Donizete Oliveira
- Diogo Siston
- Alex Oliveira
- Zada
Atacantes
- Viola
- Bebeto
- Romário
- Souza
- Dedé Oliveira
- Léo Macaé
- Euller
- Ely Thadeu
- Paulo Cesar Costa
Técnicos
- Joel Santana
- Hélio dos Anjos
- PC Gusmão