Na temporada 2022, o Tombense disputou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Gavião-Carcará começou de forma positiva com a conquista da Recopa Mineira, disputada entre os campeões do Interior e da Taça Inconfidência do ano anterior.
Foram os casos do Valente de Tombos e do Pouso Alegre, respectivamente. Curiosamente, nesta edição o campeão foi decidido em um jogo válido pela primeira rodada do Estadual.
Os times empataram no tempo normal (1 a 1), o que levou para os pênaltis. Nas cobranças, manteve-se o equilíbrio, mas nas alternadas o Tombense levou a melhor (6 a 5) e se sagrou campeão.
No Campeonato Mineiro, no entanto, o Gavião-Carcará não se saiu bem, com a 8ª posição, com 11 pontos, na primeira fase entre 12 clubes. Com isso, o Valente de Tombos não avançou à semifinal do Estadual e pegou a última vaga para a Taça Inconfidência.
Trata-se de um pequeno torneio disputado entre os clubes que ficaram entre 5º e 8º na tabela. Na semi do Inconfidência, o Tombense encarou o América-MG, se classificou com uma vitória em casa (3 a 1) e empate fora (1 a 1), para encarar o Democrata GV na finalíssima. Com derrota (1 a 0) em jogo único, o adversário se sagrou campeão.
Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Valente de Tombos fez uma campanha interessante e alcançou a terceira fase, eliminado pelo Ceará, da primeira divisão, com derrotas tanto no Estádio Soares de Azevedo (0 a 2), a casa mineira na época, quanto na Arena Castelão (2 a 0).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Anteriormente, a equipe mineira havia superado o Icasa-CE na primeira fase, com um empate simples sem gols (0 a 0), como visitante, e o Moto Club-MA, na segunda, novamente fora de casa. No tempo normal, os times empataram (1 a 1), mas o Tombense levou a melhor nos pênaltis (2 a 4).
Série B
O Gavião-Carcará lutou contra o rebaixamento durante a Série B, mas conseguiu a permanência. Precisamente, o time terminou na 15ª posição, com 45 pontos, apenas dois a mais em relação ao CSA, o 17ª colocado, com 42, último a ser rebaixado à terceira divisão.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas, o Valente de Tombos acumulou 10 vitórias, 15 empates e 13 derrotas, aproveitamento de 39%, com 38 gols feitos e 47 sofridos, saldo negativo de nove. Além da equipe alagoana, caíram também Brusque (34 pontos), Operário-PR (34 pontos) e Náutico (30 pontos).
Elenco da Tombense de 2022
Goleiros
- Felipe Garcia
- Rafael Santos
- Léo Lang
Laterais direitos
- David Junio
- Diego Ferreira
- Genilson
Zagueiros
- Roger Carvalho
- Ednei
- Anderson Jordan
- Joseph
- Moisés Lucas
- Marcondes
- Mateus Buiate
Laterais esquerdos
- Manoel
- Emerson Barbosa
- Reginaldo
Volantes
- Zé Ricardo
- Rodrigo
- Guilherme Rend
- Alison Silva
- Nenê Bonilha
- Ítalo Henrique
Meias
- Jean Lucas
- Igor Henrique
- Gustavo Cazonatti
- Bruno Mota
- Matheus Frizzo
- Lucas Santos
- Marquinhos
Atacantes
- Everton Galdino
- Ciel
- Keké
- Renatinho
- Vinicius Mingotti
- Kleiton
- Gabriel Henrique
- Matheus Paquetá
- Allanzinho
- Daniel Amorim
- Marcelinho
- Caíque
Técnicos
- Rafael Guanaes
- Hemerson Maria
- Bruno Pivetti