Na temporada 2022, o São Paulo disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano são-paulino começou com uma ótima campanha no Estadual. Na primeira fase, o Tricolor ficou na 1ª posição do Grupo B, com 23 pontos, à frente de São Bernardo FC (16 pontos), Ferroviária (14 pontos) e Novorizontino (três pontos).
Com a campanha, o Soberano avançou à fase final, para superar São Bernardo FC, nas quartas de final, e o Corinthians, na semifinal. Na final, o São Paulo encarou o Palmeiras, mas diferente da edição passada, não conseguiu ser campeão.
No jogo de ida, no Estádio do Morumbi, os donos da casa até empolgaram a torcida com uma vitória expressiva (3 a 1), mas na volta o Alviverde, no Allianz Parque, não apenas reverteu a desvantagem como goleou (4 a 0) para levantar o troféu.
O Soberano também foi muito bem na Copa do Brasil, mas foi eliminado na semifinal pelo Flamengo. A equipe paulista perdeu tanto no confronto de ida (1 a 3), como mandante, quanto no de volta (1 a 0), desta vez como visitantes.
Anteriormente, o Tricolor, que disputou o torneio desde o início, superou Campinense-PB, Manaus-AM, Juventude, Palmeiras e América-MG, na primeira, segunda e terceira fase, além das oitavas e quartas de final, portanto, uma campanha positiva.
Finalista da ‘Sula’
Na Sul-Americana, o São Paulo outra vez não fez feio, mas voltou a bater na trave. Na fase de grupos, a equipe brasileira liderou a Chave D com 16 pontos, superando Everton (11 pontos), do Chile, Ayacucho (quatro pontos), do Peru, e Jorge Wilstermann, (dois pontos), da Bolívia.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Apenas o 1º colocado de cada grupo avançava à fase final. Posteriormente, o Soberano superou Universidad Católica, do Chile, Ceará e Atlético-GO nas oitavas de final, quartas de final e semifinal. Na finalíssima, o São Paulo enfrentou o Independiente del Valle, do Equador, em jogo único, no Estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina, e perdeu (0 a 2).
Mediano no Brasileirão
Já no Brasileirão, o Tricolor realizou uma campanha mediana e terminou na 9ª posição, uma atrás do G8 que classificava à Libertadores do ano seguinte. Foram 54 pontos conquistados, um a menos em relação ao Fortaleza, o 8º colocado com 55.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Os cearenses beliscaram a última vaga na Competição Continental. O Soberano acumulou, nas 38 rodadas da competição, 13 vitórias, 15 empates em 10 derrotas, aproveitamento de 47%, com 55 gols marcados e 42 sofridos, saldo positivo de 13.
Elenco do São Paulo de 2022
Goleiros
- Jandrei
- Felipe Alves
- Tiago Volpi
- Thiago Couto
Laterais direitos
- Rafinha
- Igor Vinícius
- João Moreira
Zagueiros
- Léo
- Diego Costa
- Miranda
- Robert Arboleda
- Luizão
- Nahuel Ferraresi
- Lucas Beraldo
Laterais esquerdos
- Reinaldo
- Welington
Volantes
- Pablo Maia
- Gabriel Neves
- Luan
- Andrés Colorado
Meias
- Igor Gomes
- Patrick
- Rodrigo Nestor
- Talles Costa
- Giuliano Galoppo
- Alisson
- Gabriel Sara
- André Anderson
- Rodriguinho
Atacantes
- Jonathan Calleri
- Luciano
- Éder
- Nikão
- Emiliano Rigoni
- Marquinhos
- Marcos Guilherme
- Nahuel Bustos
- Juan Santos
- Jonas Toró
Técnicos
- Rogério Ceni