Na temporada 2002, o São Paulo disputou o Torneio Rio-São Paulo, o Supercampeonato Paulista, a Copa dos Campeões, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
No início do ano, pelo Rio-São Paulo, o Tricolor avançou à semifinal ao terminar a fase de grupo único na 3ª posição. Na semi, os dois confrontos contra o Palmeiras ficaram no empate. Graças ao critério de gol fora, o SPFC seguiu para a final.
O Torneio Rio-São Paulo foi decidido em um clássico Majestoso. O primeiro jogo terminou com uma vitória para o Corinthians (2 a 3). Na volta, o empate (1 a 1) não foi capaz de evitar o vice-campeonato são-paulino.
No Supercampeonato Paulista (organizado apenas em 2002, já que os quatro grandes estavam disputando o Rio-SP), o Tricolor passou pelo Palmeiras na semifinal e seguiu para a finalíssima.
Os primeiros 90 minutos da final contra o Ituano terminam em empate (2 a 2). Na volta, no Morumbi, o Soberano aplicou uma goleada (4 a 1) e levantou o troféu do Supercampeonato Paulista 2002.
Na Copa dos Campeões, a equipe paulista caiu ainda na fase de grupos. Na chave que tinha Cruzeiro, Vitória e Grêmio e os paulistas terminaram na 3ª colocação e não avançou.
Pela Copa do Brasil, os paulistas eliminaram o Treze-PB e o Flamengo-PI nas duas primeiras fases. Nas oitavas, o tri mundial deixou pelo caminho o Figueirense e foi para as quartas enfrentar o Vasco. Lá, o primeiro jogo foi para o Vasco. Na volta, uma goleada são paulina levou o time para as semifinais.
A semifinal da Copa do Brasil foi resolvida num Clássico Majestoso. A ida terminou com uma vitória corintiana (0 a 2). No Morumbi, o São Paulo mostrou sua força dentro de casa (2 a 1). Apesar da vitória, o placar agregado eliminou o Soberano.
No Brasileirão, o São Paulo terminou a fase de classificação em 1º com 52 pontos. mesmo com a ótima campanha, o SPFC foi frustrado ainda nas quartas de final.
Contra o Santos, o Tricolor perdeu a primeira partida na Vila (3 a 1). No segundo jogo, o Peixe voltou a vencer (2 a 1) e eliminou o São Paulo.
Elenco do São Paulo de 2002
Goleiros
- Roger Noronha
- Márcio Aguiar
- Rogério Ceni
Laterais direitos
- Gabriel
- Juliano Belletti
- Rafael Pereira
Zagueiros
- Jean
- Wilson
- Júlio Santos
- Reginaldo
- Emerson
- Horácio Amelin
Laterais esquerdo
- Jorginho Paulista
- Lino
- Gustavo Nery
- Régis
Volantes
- Cláudio Maldonado
- Fabio Simplício
- Marcelo Saragosa
Meias
- Kaká
- Daniel Rossi
- Souza
- Júlio Baptista
- Adriano Gerlin
- Ricardinho
- Rico
- Lúcio Flávio
Atacantes
- Sandro Hiroshi
- Leandro Alves
- Thiago Oliveira
- Dill
- Luis Fabiano
- Reinaldo
- Ailton
- França
- Leandro Amaral
Técnicos
- Nelsinho Baptista
- Oswaldo de Oliveira