Na temporada 2000, o São Paulo disputou o Torneio Rio-São Paulo, o Campeonato Paulista, a Copa dos Campeões Regionais, a Copa do Brasil, a Copa Mercosul e a Série A do Campeonato Brasileiro.
No início do ano, como de praxe na época, o Soberano disputou o Torneio Rio-São Paulo. O time passou em 1º no seu grupo, com 12 pontos somados. Botafogo, Flamengo e Santos eram os adversários.
Na semifinal, o São Paulo deixou a competição para o Vasco após duas derrotas. A primeira veio dentro de casa, no Morumbi (0 a 3). Na volta, um novo triunfo carioca (3 a 1), em São Januário.
No Paulista, veio a única taça. O Tricolor terminou a segunda fase (quando entravam os quatro grandes) em 1º na sua chave, somando 25 pontos. Na terceira, repetiu o ótimo desempenho. Novamente terminou em 1º, avançando à semifinal.
A partir de um clássico Majestoso, o São Paulo chegou à final. Na ida, a vitória por cima do Corinthians foi no Morumbi (2 a 1). Fora de casa, o Tricolor voltou a vencer (0 a 2) e assim avançou diante do adversário.
A decisão foi contra o Santos. A primeira final terminou com uma vitória magra do São Paulo (0 a 1). No segundo San-São, um empate (2 a 2) foi insuficiente para dar o título do São Paulo.
Na Copa dos Campeões, após um empate (0 a 0) e um triunfo sobre o Vitória (0 a 2), nas quartas de final, a equipe paulista seguiu à semifinal para enfrentar o Sport.
No Morumbi, o primeiro jogo terminou com uma vitória tricolor (2 a 1). Mas, em Recife, o Sport virou no no placar agregado com uma vitória (3 a 1), que eliminou o São Paulo.
Pela Copa do Brasil, o São Paulo foi finalista. Nas duas primeiras fases a equipe passou por cima do Comercial-MS e do Sinop-MT, consecutivamente Chegando nas oitavas, as duas vitórias em cima do América-RN levaram os paulistas às quartas.
A fase foi decidida num Clássico Rei. Contra o Palmeiras, o São Paulo venceu o primeiro jogo no Parque Antártica. Na volta, uma nova vitória do time do Morumbi (3 a 2), em casa, carimbou a vaga na próxima fase.
Na semifinal, o Atlético-MG foi o adversário. A ida foi marcada por uma grande vitória tricolor (3 a 0). Na volta, um empate (3 a 3) não foi capaz de tirar o São Paulo da final, onde encontraria novamente um time mineiro.
A grande final da Copa do Brasil foi contra o Cruzeiro. Os primeiros 90 minutos terminaram com um empate sem gols no Morumbi. Na segunda final, a Celeste resolveu diante da sua torcida. Dentro do Mineirão, o São Paulo foi vice-campeão após uma derrota (2 a 1).
Na Copa Mercosul, o Soberano caiu precocemente na fase de grupos. Com apenas sete pontos e o 2º lugar (só o primeiro avançava) o time paulista deixou o torneio. Na chave havia o Rosário Central, da Argentina, Cerro Porteño, do Paraguai, e o Colo-Colo, do Chile.
No Campeonato Brasileiro, que naquela edição foi chamado de Copa João Havelange, o Tricolor terminou o módulo azul na 6ª posição, com 39 pontos, e avançou à próxima fase.
Nas oitavas de final o tri-mundial caiu. O primeiro jogo contra o Palmeiras terminou empatado (1 a 1). No segundo Majestoso, o Alviverde deixou o São Paulo pelo caminho após com uma vitória simples (2 a 1).
Elenco do São Paulo de 2000
Goleiros
- Paulo Sérgio
- Alencar
- Rogério Ceni
Laterais direitos
- Juliano Belletti
- Álvaro
Zagueiros
- Jean
- Wilson
- Paulão
- Rogério Pinheiro
- Celso Ayala
- Luis Paulo
Laterais esquerdos
- Fabio Aurélio
- Gustavo Nery
- Alemão
Volantes
- Edmilson
- Alexandre
- Sidney
- Fabio Simplício
- Cláudio Maldonado
- Axel
Meias
- Harison
- Ricardinho
- Júlio Baptista
- Beto
- Raí
- Carlos Miguel
- Souza
- Marcelinho Paraíba
- Vagner
Atacantes
- Edu
- Fabiano
- Ilan
- Evair
- França
- Jaques
- Marcelo Ramos
- Sandro Hiroshi
Técnico
- Levir Culpi